balanço 2021

RETROSPECTIVA

Prefeitura fortalece e amplia ações de segurança com a Guarda Municipal

Além das ocorrências, a GMI também realizou capacitações, apoio à vacinação e operações com outros órgãos

Publicado em: 30/12/2021 por Dema de Oliveira

Prefeitura fortalece e amplia ações de segurança com a Guarda Municipal

Ao todo 157 ocorrências foram atendidas em 2021, várias em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade. (Foto: Talison Fernandes)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) divulga as ações desenvolvidas em 2021. Levantamento mostra que foram vários os serviços prestados aos cidadãos imperatrizenses, além da ampliação do número de atendimentos do órgão.

Ao todo, 157 ocorrências foram atendidas durante o ano de 2021, várias delas em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade, como Defesa Civil, Polícias Militar e Civil. No mesmo período do ano passado, foram atendidas pela GMI 83 demandas.

Além de ocorrências de cunho policial, a Guarda Municipal vem dando suporte logístico à vacinação contra a Covid-19 no município. A presença nos postos de vacinação garante tranquilidade à população e aos profissionais que trabalham nos locais.

Entre tantas ocorrências atendidas, uma ficou marcada. A ocorrência aconteceu no dia 12 de abril de 2021, ocasião em que o GM Martins, mesmo de folga, evitou violência contra uma mulher, na Vila Lobão, que estava sendo agrida pelo seu companheiro e pediu socorro. O guarda atendeu a ocorrência, conversou com o agressor, um homem de 29 anos e pediu que ele parasse. Porém, o homem partiu contra o guarda, que efetuou disparos de advertência, mas como acusado continuou a investida, teve de realizar um disparo contra ele, acertando-lhe a perna direita. Imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para socorrer o homem, encaminhado ao Hospital Municipal de Imperatriz (HMI/ Socorrão).

Entre os acordos celebrados em 2021 com parceiros, se destaca o que foi feito com a Universidade Ceuma. As duas instituições celebraram acordo de cooperação para atendimento psicológico dos guardas.

Outra demanda marcante foi a escolta da comitiva do presidente Jair Messias Bolsonaro, que teve agenda de compromissos em Imperatriz e Açailândia, nos dias 19 e 20 de maio. A demanda foi em cooperação e apoio ao 50º BIS.

Cursos práticos e teóricos

Investindo cada vez mais em conhecimento e na valorização dos profissionais, GMI participou e promoveu vários momentos de qualificação, dentre eles: 

Curso teórico e prático com armas de fogo, especificamente no que se refere à espingarda calibre 12, a tradicional escopeta e pistola 380. Para esse treinamento contou com a parceria do 50º BIS;

Curso de pilotagem de motocicletas, com objetivo de aprimorar habilidades de condução com maior segurança, que realizam as rondas motorizadas no enfrentamento do crime;

Capacitação para maior integração para o enfrentamento do crime, abordando os seguintes eixos: perícia criminal (Instituto de Criminalística), crime contra a pessoa, noções básicas de código processo penal, locais de crimes, vestígios, índice, evidência e prova, preservação de local de crime, procedimento em locais de crime;

Curso de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupo tático que tem por objetivo a atuação nos locais e ocorrência de maior incidência de criminalidade. Foram dois grupos que realizaram essa qualificação. Inicialmente cinco guardas foram a Palmas e se qualificaram. Logo depois, aconteceu esse mesmo curso aqui em Imperatriz, com formação de 15 guardas. 

Curso de transtorno de humor, alusivo à campanha ‘Setembro Amarelo’, com participação de toda a corporação; 

Curso de treinamento para adoção do sistema de ponto eletrônico;

Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (FTSP), para habilitação profissional para condução de embarcação pública, Arrais, Amador e Motonáutica. Parceria da Marinha do Brasil.

Demandas de final de ano

Em dezembro, a Guarda Municipal de Imperatriz realiza a ‘Operação Iluminados’. Objetivo é dar maior segurança ao centro comercial da cidade, durante os dias que antecedem o Natal e Ano Novo. Em parceria com a Setran, também participa da operação ‘Lei Seca’ e ‘Férias Seguras’. 

Números

Ao todo 157 ocorrências foram atendidas em 2021, várias em parceria com os demais órgãos de segurança da cidade. Dentre elas: 

03 – Depredação do Patrimônio Público; 01 – Assédio Sexual

04 – Desobediências; 07 – Tentativas de Homicídios

19 – Lesões Corporais e agressões físicas;  21 – Ameaças

02 – Atritos conjugais; 18 – Furtos ou tentativas de furtos

12 – Roubos; 05 – Conduções de veículos sob influência de álcool ou  substâncias psicoativas

12 – Desacatos; 06 – Perturbações do Sossego Público

03 – Estatuto do Desarmamento; 13 – Maria da Penha

04 – Drogas uso pessoal-Usuários; 08 – Recuperação de Veículos

01 – Condução de veículo auto-motor sem estar devidamente habilitado

03 – Violação de domicílio; 03 – Arma branca (facas, facões e outras perfuro-cortantes)

03 – Usurpação de função pública;  05 – Vias de fato

02 – Lesão corporal; 01 – Desentendimento entre casal; 01 – Agressão familiar.

Foto: Patrícia Araújo

O Comandante da GMI, Josenildo José Ferreira, destacou que o ano de 2021 foi muito proveitoso para a instituição. “A Guarda se consolidou como uma força municipal de segurança pública, com o trabalho efetuado em parceria com as polícias civil e militar. Além disso, a GMI realizou também demandas sociais. Estamos cumprindo as determinações do prefeito Assis Ramos, dar maior segurança ao cidadão." 

balanço 2021