balanço 2021

RETROSPECTIVA

Incentivo ao esporte foi uma das prioridades da gestão municipal em 2021

Realização de eventos de vôlei, basquete, badminton e futsal foram alguns dos destaques

Publicado em: 29/12/2021 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Incentivo ao esporte foi uma das prioridades da gestão municipal em 2021

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Sousa explicou que o ano de 2021 foi de dificuldades, mas mesmo com as barreiras encontradas devido à pandemia foi possível realizar grandes eventos. (Foto: Edmara Silva)

Avanços da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel/Juv) marcaram o ano de 2021, mesmo com a pandemia. Dentre eles, a realização de eventos esportivos de modalidades que antes se limitavam aos Jogos Escolares Imperatrizenses (JEI’s), casos do voleibol, basquete, badminton e futsal.

A Copa Imperatriz de Futebol de Bairros teve sua terceira edição com a equipe da Vila Cafeteira levando o título e Açaizal no segundo lugar. Esta é a maior competição de futebol amador do Norte/Nordeste. Além de seus próprios eventos, a Sedel também apoiou diretamente a realização de várias competições na cidade, contribuindo com estrutura física, troféus e medalhas. 

Outro destaque especial foi a conquista do terceiro lugar no mundial de Jiu-Jitsu, realizado em Dubai, Emirados Arabes Unidos, pelo atleta Luan Patrick, do ‘Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas’, que tem a coordenação da Sedel. Paralisada desde março de 2020, iniciativa será retomada em 2022, com ressalvas para não disseminação da Covid-19,inclusive com ampliação dos núcleos. Por enquanto, os núcleos são no Complexo Barjonas Lobão e Recanto Universitário.

Quando idealizou o seu plano de ação para 2021, a Sedel justificou que o esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos encontram no esporte incentivo a conquistas aliadas ao sentimento de cooperação e amizade. Desse modo, a Prefeitura contribui para o desenvolvimento humano, social e esportivo, bem como a redução de índices de criminalidade, transformação social e melhora da qualidade de vida.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Sousa destacou que o ano de 2021 foi de dificuldades, mas mesmo com as barreiras encontradas, devido à pandemia, foi possível realizar grandes eventos. “Apoiamos várias ações e realizamos muitos projetos e eventos. Infelizmente não foi possível mais uma vez a realização dos Jogos Escolares Imperatrizenses, como também dos Jogos de Verão e Corridas de Rua. Para 2022 esperamos que seja possível”.

Projetos, eventos e torneios

1º edição das Copas Imperatriz de Bairros de Badminton, de Basquetebol, de Voleibol e de Futsal

Copa do Servidor 

Projeto ‘Você em Ação para melhor qualidade de vida" 

Reformas, ampliações e aquisições

A Sedel adquiriu um trator para o corte do gramado do Estádio Frei Epifânio e de outras praças esportivas, bem como de uma roçadeira, para limpeza dos arredores das quadras e ginásios da administração municipal. Está em andamento a revitalização do campo de Futebol 7, ou society, localizado no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, onde será implantado gramado sintético. Construção e entrega do Ginásio de Esportes Rodolfo Ferreira de Carvalho, na Praça Mané Garrincha; revitalização quadras de areia, futebol e vôlei.  E em andamento a reforma do estádio municipal. 

Apoio aos eventos e torneios como: Torneio de Futevôlei, Maratona Ciclismo Itz, Ranking Norte e Nordeste de Atletismo, Campeonato Piauiense de Sandá, Dia da Responsabilidade Social na Faculdade Santa Teresinha (Fest) e Prova contra relógio de ciclismo.

 

balanço 2021