Atenção básica

PREVENÇÃO

Vacina contra sarampo está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Prazo para imunização termina no dia 31 de agosto.

Publicado em: 27/07/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Vacina contra sarampo está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

A vacina só não será disponibilizada nas UBS Milton Lopes e Cafeteira que são referência em atendimento a casos de Covid-19. (Foto: Assessoria)

Durante os primeiros meses da pandemia do novo coronavírus, a população correu para as Unidades Básicas de Saúde, para se vacinar contra a Influenza (H1N1), preocupação que não aconteceu em relação a outras vacinas, como a contra o sarampo, rubéola e caxumba.

Por causa da baixa procura pela imunização contra sarampo, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo até  31 de agosto para pessoas de 20 a 49 anos,  e a Prefeitura de Imperatriz está reforçando o convite para essa prevenção.

A gestora do Departamento de Atenção Primária a Saúde, Sormanne Branco, ressalta que as doses da vacina estão disponíveis nas  38 Unidades Básicas de Saúde,  com atendimento das 8h às 12h e das 14h às 17h, exceto nas UBS Maria Aragão e Vila Lobão, que atendem em horário estendido, até as 20h.

A vacina só não será disponibilizada nas UBS Milton Lopes e Cafeteira que são referência em atendimento a casos de Covid-19.

“Mesmo que você  já tenha feito esta vacina anteriormente você pode procurar a UBS mais próxima de sua casa para se imunizar. Vacina indiscriminada quer dizer isso”, explica Sormanne Branco.

A coordenadora de Imunização da Semus, Socorro Ribeiro alerta para a importância de se vacinar contra sarampo, rubéola e caxumba “porque sarampo é uma doença altamente contagiosa e agora nesta época de Covid pode acometer as pessoas, e se tiverem  sarampo, pior ainda, e precisamos estar com as coberturas de vacinas em dia”.

Vacina contra a Influenza

Pelo calendário, termina, no dia 30 de agosto, a campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1), para grupos prioritários. 

Socorro Ribeiro alerta que as crianças que fizeram a primeira dose precisam voltar as UBS para fazer a segunda dose e assim como as gestantes, cuja cobertura vacinal não atingiu ainda 90%.

“Então pedimos que esses grupos procurem  as Unidades de Saúde e levem a carteira de vacina para que seja atualizada, porque a campana termina no dia 30 deste mês”, finalizou Socorro.

Atenção básica