Atenção básica

PREVENÇÃO

Vacina contra sarampo está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Atendimento ocorre em horário comercial e segue as determinações do Ministério à Saúde

Publicado em: 29/04/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Vacina contra sarampo está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Vacinação continua sendo realizada nas UBS de Imperatriz. (Foto: IMADRONEBR)

As 38 Unidades Básicas e Saúde, UBS, de Imperatriz continuam oferecendo a vacina contra o sarampo para o público da faixa etária de 20 a 49 anos indiscriminado. O atendimento ocorre em horário comercial e segue as determinações do Ministério à Saúde, que entre outras medidas, coíbe aglomerações em razão da Covid-19.

A imunização contra sarampo é muito importante para afastar de vez o risco de retorno dessa doença que já foi erradicada do Brasil.

Como teve início na semana passada, ainda, não é possível ter uma avaliação da procura, mas o Departamento de Atenção Básica alerta que é fundamental que as pessoas busquem se imunizar. Na ida ao posto, a pessoa, além de imunizar contra sarampo pode atualizar a carteirinha com as demais vacinas.

“Nós estamos realizando a vacinação contra sarampo para a faixa etária de 20 a 49 anos de idade, independentemente, que a pessoa já fez essa vacina pode fazer novamente porque a campanha é indiscriminada”, disse a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco.

Retomada da vacinação contra H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde espera, ainda, esta semana a chegada de nova remessa de vacinas contra gripe (H1N1), e em seguida vai anunciar a retomada da imunização com todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A entrega das doses é feita pela Secretaria de Estado da Saúde, SES.

Sormanne Branco adiantou que a campanha será retomada com a vacinação para o primeiro grupo prioritário. “Estamos aguardando a vacina para buscarmos alcançar a meta para o primeiro grupo prioritário e só depois é que vamos falar sobre o atendimento para o segundo grupo”, revelou.

Veja como ficou a vacinação de H1N1 até agora

Crianças

Meta: 23.762

Vacinadas: 7.221

30,39%

 

Trabalhador de saúde

Meta: 9.038

Vacinados: 7.847

86,82%

 

Idosos

Meta: 20.587

Vacinados: 16.932

82,25%.

Atenção básica