Atenção básica

PREVENÇÃO

Programa “Consultório na Rua” amplia ações nas comunidades terapêuticas

A equipe do programa não parou devido a pandemia e recentemente todos os integrantes voltaram as atividades.

Publicado em: 23/07/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Programa “Consultório na Rua” amplia ações nas comunidades terapêuticas

Profissionais de saúde do programa Consultório na Rua em ação no Centro. (Foto: Maira Soares)

Com objetivo de prestar melhor atendimento à população em situação de rua, a estratégia Consultório na Rua do município de Imperatriz, vem ampliando a oferta aos serviços de saúde para esse grupo. A equipe é composta por médico, enfermeiros, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, dentre outros. Vale ressaltar que, mesmo durante o período mais crítico da pandemia, os atendimentos prestados pelos profissionais não sofreram alterações.

A coordenadora da equipe do programa, Flávia Silva, explica que as comunidades terapêuticas foram incluídas no programa por reunir pessoas que estavam nas ruas e buscam recuperação do submundo das drogas.

“Teve a Comunidade Renascer Feminina que nossa equipe visitou três vezes seguidas para fazer atendimento médico, outra foi a despedida de uma interna recuperada e ontem para fazer a vacina da gripe”, exemplificou a coordenadora.

Em outra visita, os profissionais administram a vacina contra sarampo, nos internos da Associação de Proteção e Amparo ao Condenado (APAC) de Imperatriz.

“Estamos trabalhando com a nossa equipe completa, adotando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre a Covid-19. Fazemos ronda nas ruas todas as noites, de segunda à quinta-feira, ofertando atendimentos multiprofissionais, além da distribuição de caldos”, finalizou Flávia Silva.

A gestora da Atenção Primária em Saúde, Sormanne Branco, ressaltou que o programa foi implementado em 2014 e vem desempenhando bem seu objetivo na gestão do prefeito Assis Ramos.

“Devido às dificuldades de acesso aos serviços de saúde pela população em situação de rua, essa estratégia visa ampliar, de maneira mais oportuna, a assistência a esses indivíduos. Esta equipe tem realizado um excelente trabalho na cidade de Imperatriz para esta população que é carente e tem dificuldade em acessar aos serviços”, finalizou Sormanne.

Atenção básica