Atenção básica

BALANÇO

Mais de 10 mil atendimentos são realizados nos ambulatórios de Covid-19

Realizaram testes rápidos e distribuíram kits de medicamentos para o tratamento da Covid-19.

Publicado em: 15/07/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Mais de 10 mil atendimentos são realizados nos ambulatórios de Covid-19

Ambulatórios são fundamentais e estratégicos para o combate à doença por promoverem atendimento, distribuição de medicamentos e testes rápidos. (Foto: Edmara Silva)

Os ambulatórios exclusivos aos sintomáticos respiratórios (Covid-19), implementados pela Prefeitura de Imperatriz, nas quatro Unidades Básicas de Saúde, realizaram em cinco semanas, mais de 10 mil atendimentos, ultrapassando 3 mil testagens rápidas para Covid-19.
 
Devido à redução de casos da Covid-19, em 53% nos últimos dias, o município mantém agora dois ambulatórios que funcionam nas Unidades Básicas de Saúde Milton Lopes e Cafeteira. Atendimento também está sendo realizado na zona rural.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira,15, pelo Departamento de Atenção Básica de Saúde entre os dias 8 de junho e 10 de julho foram realizados 10.567 atendimentos nos quatro ambulatórios e foram aplicados 3.875 testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus. 

A semana do dia 15 ao dia 19 de junho registrou o maior número de atendimentos: 2.427. Em relação aos testes rápidos, devido à grande procura, o maior número de ofertas foi na primeira semana de atendimentos dos ambulatórios, com 2.636.

A secretária municipal de saúde, Mariana Jales avaliou os ambulatórios como fundamentais e estratégicos para o combate à doença por promoverem atendimento, distribuição de kit de medicamentos para tratamento dos sintomas e testes rápidos.

“Com certeza esse protocolo e atendimentos fizeram com que também diminuísse o número de pacientes graves nas enfermarias e UTIs dos hospitais de referência em Imperatriz. Agora vamos dar continuidade aos atendimentos em dois ambulatórios”, assegurou acrescentando que o atendimento de Covid-19 foi descentralizado para a zona rural.

A gestora da Atenção Primária à Saúde, Sormanne Branco, detalhou que “a população da zona rural com as UBS Coquelândia, Vila Conceição e toda região, conta com o atendimento, medicação e teste rápido para Covid-19, o que demonstra a preocupação da gestão com a melhoria do acesso à saúde pela população da zona rural”, pontuou.

Atenção básica