Assistência Social

CAMPANHA

Vacinação antirrábica para cães e gatos ocorre neste sábado,28

37 mil animais devem ser vacinados esse fim de semana

Publicado em: 25/09/2019 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Vacinação antirrábica para cães e gatos ocorre neste sábado,28

A humanização dos animais deve ser renovada anualmente (Foto: IMADRONEBR)

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade de Vigilância em Zoonozes, realiza neste sábado, 28, a vacinação contra raiva em cães e gatos. A dose será aplicada gratuitamente das 08h às 17h e todos os  bairros da cidade. Com 38 locais de vacinação, os animais devem ser vacinados a partir de três meses de idade, no entanto cães e gatos enfermos, altamente parasitados ou subnutridos devem ficar sem a vacina.

Para o médico veterinário, Paulo Henrique, coordenador da Unidade de Zoonozes, a vacinação antirrábica é projetada para que os animais não contraiam raiva. “É uma proteção para os seres humanos também, afinal, os sintomas são severos para quem é mordido por cachorro ou gato que estiver contaminado. Por isso, vacinar animais domésticos é tão importante”, explica.

A meta é vacinar 23 mil cães e 14 mil gatos, ou seja, 37 mil animais devem ser vacinados esse fim de semana. “A raiva é uma doença que ainda não tem cura, ela é 100% letal, tanto para o animal como para o ser humano acometido, então prevenir é sempre a melhor opção”, ressalta Paulo.

A humanização dos animais deve ser renovada anualmente, por isso é essencial que o bichinho receba a dose sem falhas. Todos os bairros serão contemplados com um posto de vacinação, procure o mais próximo da sua casa e leve seu pet.

Informações

Para consultas e exames de calazar, basta o proprietário levar o animal até a unidade que fica localizada na BR- 010, s/nº, próximo ao Bairro Conjunto Vitória. Em caso de resgate ou adoção, o interessado deve apresentar comprovante de residência e copia do seu documento de identidade.

Contato: (99) 99631-2604

Assistência Social