Assistência Social

HABITAÇÃO

Trabalho Técnico Social de programa de habitação começa a ser implantado

Teotônio Vilela é o primeiro Conjunto Habitacional a receber a ação

Publicado em: 14/08/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Trabalho Técnico Social de programa de habitação começa a ser implantado

O Plano vai beneficiar os moradores do Teotônio Vilela. (Foto: Sara Batalha)

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, estiveram na noite da última segunda-feira, 12, reunidos com a população na Igreja Assembleia de Deus do Residencial Teotônio Vilela. O objetivo foi compartilhar informações sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, MCMV, bem como tratar sobre o Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial, PDST, que fazem parte do Trabalho Técnico Social, TTS. A iniciativa será realizada pela empresa terceirizada MMCosta, durante o período de seis meses e a Sedes irá fiscalizar a execução, junto à Caixa Econômica Federal.

A secretária da Sedes, Janaína Ramos, informa que “o Residencial Teotônio Vivela é o primeiro conjunto habitacional a receber o PDST, mas os outros também serão contemplados. Este plano vem em boa hora para beneficiar a comunidade, com esclarecimentos, cursos que fomentam a geração de renda aos moradores e aquece a economia local. E a Sedes vai fiscalizar. Gestão se faz assim, com responsabilidade e inclusão social, este é o compromisso do prefeito Assis Ramos”, destacou.

Os secretários da Sinfra e Sedec, Zigomar Filho e Josivaldo Melo, e o vereador Pimentel, também participaram do evento.

De acordo com a responsável técnica pelo TTS, do PMCMV, na Sedes, Clerismar Soares, “a nossa intenção é que o Trabalho ocorra da melhor forma possível, para beneficiar a população do Teotônio Vilela, através dos cursos, palestras e ações de variados temas”, enfatizou.

O que é o PDST

O Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial, PDST, consiste na segunda fase da execução do Trabalho Técnico Social e, ocorre após a ocupação do imóvel pelo beneficiário do Minha Casa Minha Vida, MCMV. O conjunto de ações sócio educativas e informativas do Programa visa: ofertar cursos profissionalizante aos moradores (tais como: horta alternativa, manicure, massagem corporal e modeladora, depilação, limpeza de pele, maquiagem, pizzaiolo, entre outros); viabilizar aos moradores a compreensão do Programa; promover a integração da comunidade; perceber e desenvolver formas de sociabilidade e fortalecimento à organização social, entre outros.

 

Assistência Social