Assistência Social

AÇÃO SOCIAL

Sedes realiza conscientização contra trabalho infantil com catadores do lixão municipal

O objetivo, além da conscientização, é fortalecer ações de assistência social na localidade

Publicado em: 20/04/2022 por Rafael Pestana

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes realiza conscientização contra trabalho infantil com catadores do lixão municipal

Além da roda de conversa, os catadores de materiais recicláveis receberam ainda 108 litros de leite e um kit de lanche, contendo frutas, refrigerantes e garrafas de águas. (Foto: Rafael Pestana)

Nesta quarta-feira (20), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, realizou um momento de interação e conscientização com os catadores de materiais recicláveis, que trabalham no lixão municipal. A ação contou com a participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aretuza Lopes, do superintendente de Limpeza Pública (SLP), Valdir Torres, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), representantes da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O foco do encontro foi conscientizar os catadores sobre os riscos do trabalho infantil.

Mikaelly Santos Da Silva, articuladora do Selo UNICEF, do Programa Prefeito Amigo da Criança e coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), destaca que o "Município tem como meta fiscalizar e erradicar o Trabalho Infantil, meta essa é de extrema importância, e árdua. Por isso a Comissão está, e sempre esteve, disposta para tal. Temos um objetivo de não só fiscalizar, mas de levar informações até eles da Política da Assistência, e que o Cras de Abrangência, de cada catador, seja visitado pelos assistentes sociais, e cada criança identificada em situação de trabalho infantil, seja inserida nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e na escola se caso não estiverem".

Iniciando com uma roda de conversa, a equipe da Sedes ressaltou que o momento foi pensando para que o órgão tenha uma maior aproximação com os catadores de materiais recicláveis do lixão municipal. “Estamos com uma equipe nova, e pretendemos estar mais presentes no dia a dia de vocês, pois sabemos que é uma situação árdua. Estivemos aqui ontem, realizando um primeiro contato para preparar esse momento, e o nosso objetivo é continuar fortalecendo essas ações de integração e conscientização”, comentou Francilene Rosário Bahia, da coordenação de Média Complexidade da Sedes.

Thinara Vitor da Silva, representante da Comissão da Criança do Adolescente da OAB, conversou com os catadores, explicando a questão legal envolvendo a proibição do trabalho infantil, e também destacou o lado afetivo da problemática. “Como mãe, que trabalha e cuida dos filhos, que preza pela proteção deles, peço que façam o que puderem para manter suas crianças e adolescentes longe desse contexto. Pois, até vocês mesmos, enquanto adultos, certamente devem sofrer com as consequências de trabalhar em um ambiente como esse”, ressaltou Thinara.

Além do momento de conscientização em relação à problemática do trabalho infantil, a equipe da Sedes também realizou a entrega de 108 litros de leite, doados à entidade pelo projeto "Mãos Estendidas” para as famílias que trabalham no lixão. Juntamente com o leite, os catadores de materiais recicláveis receberam ainda um kit de lanche, contendo frutas, refrigerantes e águas, também advindos de parcerias e doações realizadas para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Pensando no bem-estar também dos catadores que trabalham no lixão, o superintendente de Limpeza Pública, Valdir Torres, ouviu as demandas dos trabalhadores do local, e destacou que a SLP está atuando para realizar o zoneamento e outras melhorias no lixão, necessárias para dar mais segurança aos catadores “Além do zoneamento, que auxiliará na organização do lixão, também iremos instalar câmera para punir quem realizar descarte inadequado de resíduos nas margens da via. Nós iremos melhorar, é um compromisso que eu faço com os senhores”, conclui Valdir Torres.

Assistência Social