Assistência Social

SETEMBRO AMARELO

Sedes promove roda de conversa com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Objetivo foi promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida

Publicado em: 23/09/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes promove roda de conversa com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Ação contou com a participação de acadêmicos do curso de psicologia das faculdades FACIMP e Anhanguera. (Foto: Assessoria)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Proteção Social de Média Complexidade, promoveu nesta segunda-feira (23) uma roda de conversa com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A ação faz parte das atividades do Setembro Amarelo e teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.

Iniciativa integra o cronograma de ações do CREAS para a campanha do Setembro Amarelo e contou com o apoio da equipe técnica do equipamento social, além da colaboração dos estagiários do curso de psicologia das faculdades FACIMP e Anhanguera. Os estagiários realizaram palestras e rodas de conversa não apenas com os adolescentes, mas também com os servidores do CREAS e as famílias atendidas pelo Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou a importância das ações do Setembro Amarelo para fortalecer a prevenção ao suicídio no município. Segundo ele, a campanha é uma oportunidade de cuidar da saúde mental e prestar atenção aos sinais de quem precisa de ajuda. Ele ressaltou que, “por meio das rodas de conversa, a Sedes consegue alcançar os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e suas famílias, oferecendo informação, apoio e fortalecendo a rede de acolhimento para quem mais necessita”, relata.

A coordenadora do CREAS, Aretuza Lopes, destacou que as ações ajudam a desmistificar o tema, oferecendo informações sobre a importância do cuidado com a saúde mental, além de estimular o diálogo e a empatia em relação ao sofrimento do outro. “Para os servidores, é uma oportunidade de fortalecer a rede de apoio e aprimorar o acolhimento e atendimento aos usuários, enquanto para as famílias e os adolescentes, é um momento de refletir sobre suas emoções, identificar sinais de risco e buscar estratégias de enfrentamento para os desafios do cotidiano”, afirmou.

Assistência Social