AÇÃO
Sedes fortalece as ações de saúde em parceria com a Unisulma
Objetivo é incentivar o diálogo e o autocuidado entre os participantes
Publicado em: 10/10/2024 por Kalyne Cunha
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Proteção Social Básica, em parceria com os acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Unisulma, promoveu nesta quarta-feira (09) uma ação de saúde voltada para a comunidade atendida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Lúcia. A atividade incluiu uma palestra sobre a saúde do idoso com o tema “Prevenção e obesidade”, incentivando o diálogo e o autocuidado entre os participantes.
O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, destacou a importância da parceria para fortalecer a assistência prestada. “Essa colaboração com a Unisulma nos permite ampliar as ações de saúde junto à população assistida pelo CRAS Santa Lúcia. Iniciativas como essa contribuem diretamente para o bem-estar da comunidade e reforçam a importância do autocuidado e da prevenção em saúde”.
Durante a palestra, os acadêmicos de fisioterapia explicaram como a obesidade pode agravar problemas de saúde comuns na velhice, como hipertensão, diabete e dificuldades de mobilidade, e ofereceram orientações sobre a importância da atividade física regular. Foram apresentadas alternativas simples de exercícios que podem ser realizados no dia a dia, além de orientações sobre a escolha de alimentos ricos em nutrientes e que auxiliam na prevenção de doenças.
A parceria com a Unisulma foi destacada pela coordenadora do CRAS Santa Lúcia, Camila Clemente, como essencial. “Vai além do atendimento assistencial, abordando questões de saúde e conscientizando a comunidade, especialmente os idosos, sobre o autocuidado. A ação reforça o papel do CRAS em promover hábitos saudáveis e melhorar a qualidade de vida, fortalecendo a missão de cuidado integral e preventivo”.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Priscila Cadete, ressaltou o impacto positivo para a comunidade e para a gestão pública. “Essa parceria traz benefícios não só para os usuários do CRAS, mas para a própria prefeitura, pois fortalece as políticas de assistência e saúde. A união entre academia e serviço público é essencial para oferecer à população um cuidado integral e de qualidade. ”