Assistência Social

COMBATE

Sedes alerta para o enfrentamento do trabalho infantil com atividade cultural

Objetivo é sensibilizar cada vez mais a sociedade sobre a importância do cuidado com as crianças e adolescentes

Publicado em: 14/07/2022 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes alerta para o enfrentamento do trabalho infantil com atividade cultural

A ciranda #ChegaDeTrabalhoInfantil faz parte das ações alusivas ao aniversário da cidade (Foto: Edmara Silva)

Em mais uma ação contínua do plano de combate ao trabalho infantil em Imperatriz, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou na tarde de quarta-feira (13) uma ciranda cultural. O ato nomeado como #ChegaDeTrabalhoInfantil ocorreu no Estádio Frei Epifânio D'Abadia, em parceria com Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Selo Unicef e Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). 

O intuito da atividade é de conscientizar sobre o cuidado para com as crianças e adolescentes, assim como fortalecer a necessidade do diálogo entre as instituições e também de sensibilizar a população para a importância do enfrentamento. Todas essas ações englobadas impactam diretamente na disseminação do conhecimento na sociedade e colabora para as efetivas denúncias. 

Sobre a ciranda cultural, a secretária da Sedes, Divina Leide, comenta que “realizamos esse momento para despertar na população a questão do trabalho infantil. É um fenômeno complexo e hoje em dia queremos despertar nos empresários locais a importância do enfrentamento, que não se tornem coniventes com a prática do trabalho infantil”.

Ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social pretende chamar atenção de toda sociedade sobre o assunto. (Foto: Edmara Silva)

A secretária ainda alerta para as normas que regem a inserção do adolescente no mercado de trabalho, sendo a Lei do Menor Aprendiz (10.097/2000). “A partir dos 14 anos de idade, o adolescente pode ser contratado como aprendiz, de forma totalmente legal, onde une a questão do trabalho com uma parte educacional. Então existe uma lei para isso e todo um trâmite legal”, explica. 

A ciranda #ChegaDeTrabalhoInfantil faz parte das ações alusivas ao aniversário da cidade, que ocorrem durante toda a semana e seguem até sábado, dia 16 de julho. Para a celebração dos 170 anos de Imperatriz, a Sedes executa uma programação voltada principalmente para crianças e adolescentes atendidos pela secretaria, por meio dos Centros de Referência, e fomenta com atividades a disseminação do combate ao trabalho infantil na sociedade. 

Assistência Social