Assistência Social

PREVENÇÃO

Realizada abertura da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Alunos do terceiro ano da escola Governador Archer participaram do momento de conscientização

Publicado em: 25/04/2022 por Rafael Pestana

Secretaria de Desenvolvimento Social

Realizada abertura da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A programação prevê a realização de ações até quinta-feira (28), nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), e nas escolas das zonas urbana e rural. (Foto: Maira Soares)

Na manhã desta segunda-feira (25), foi realizada a abertura da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Com o tema, “Promoção dos Direitos à Saúde Sexual e à Saúde Reprodutiva”, organizada através do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), e do Núcleo de Estudo de Política Infanto-Juvenil de Imperatriz (NEPIJUVI), do Selo UNICEF Edição 2021-2024, e com mobilização da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e das secretarias de Educação e Saúde, o evento ocorreu na sede da OAB Imperatriz. A programação prevê a realização de ações até quinta-feira (28), nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), e nas escolas das zonas urbana e rural.

Foram convidados para a abertura dessa ação os alunos do terceiro ano, da Escola Governador Archer. “Este é um desafio que o Núcleo de Jovens e Adolescentes deve realizar e planejar no município, para reduzir os índices de casos de gravidez na adolescência. Com outros jovens e adolescentes, os alunos tiveram a oportunidade de debater, e posteriormente, disseminar informações sobre essa problemática”, relatou Mikaelly Santos, Articuladora do Selo UNICEF do Programa Prefeito Amigo da Criança e Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).

A secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide, comenta que “a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública que precisamos combater. Vamos juntas efetivar medidas para que nossa realidade mude e consigamos formar cidadãos independentes, íntegros com um futuro melhor planejado e alcançar assim seus sonhos e objetivos sem pular etapas em suas vidas”.

A articuladora da ação, Mikaelly Santos, destacou ainda que além da importância do tema abordado, também foi importante a equipe formada pela Sedes. "O nosso objetivo é despertar na sociedade o debate e a reflexão sobre o tema, visando a disseminação de informações e de medidas preventivas e educativas para a diminuição desta violação, lamentavelmente os indicadores nacionais são altos, trazendo consequências no âmbito pessoal, emocional, familiar, educacional, saúde e financeiro”.

A ação contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aretuza Lopes; do coordenador da Saúde Mental, Alberto Clezio; mobilizadora da Saúde, Karine Svetlana; mobilizador da Educação, Fábio Monteiro; mobilizadoras de Jovens, Júlia Araújo e Thaiman Silva; mobilizadores de Adolescentes, Emerson Gabriel e Paulla Byanca. Além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, do coordenador da Proteção Básica e Média Complexidade, Procuradoria, Defensoria Pública, e da Comissão da Criança e Adolescente da OAB. 

Assistência Social