SERVIÇOS
Moradoras da zona rural são homenageadas pelo mês da Mulher
Atendimento de saúde, beleza e diversas ações assistenciais foram oferecidas
Publicado em: 16/03/2018 por Léo Costa
Dando continuidade às ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, promoveu nesta sexta-feira, 16, programação direcionada à comunidade da zona rural.
Durante ação foram ofertados serviços do Cadastro Único, CadÚnico; entrega de mudas de plantas; de preservativos; aeróbica; atendimentos na área de enfermagem e nutricional; designer de sobrancelhas; aferição de pressão; testes rápidos para HIV e Sífilis; teste de glicemia e hepatite.
As atividades aconteceram das 8h às 12h, no Recanto da Piscina, Rua João XXIII, s/n, Povoado Coquelândia. Mais de 120 mulheres, entre idosas e usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, PAIF, foram atendidas. Elas são moradoras das comunidades, às margens da Rodovia Padre Josimo Tavares, MA- 386, da "Estrada do Arroz".
“A proposta foi levar serviços e informações às mulheres que estão mais distantes, principalmente na zona rural, que muitas vezes não têm tempo ou condições de sair de suas casas para terem seus benefícios” – destacou Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.
Os trabalhos foram coordenados pelo Centro de Referência de Assistência Social, Cras Coquelândia, em parceria com o Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde.
“O público-alvo foram mulheres em situação de vulnerabilidade social, onde em um só espaço puderam receber diversos tipos de atendimentos. Foi uma junção dos povoados Coquelândia e São Félix. E também um local de convívio comunitário e de fortalecimento do vínculo entre elas” ressaltou Iza Lima, coordenadora do Cras Coquelândia.
“Uma ação como essa ajuda a romper algumas barreiras que impede a mulher de procurar atendimento na Unidade de Saúde. Então viemos desenvolver um trabalho que ajude de forma preventiva e não curativa” - Lívia Bustamante, assessora técnica do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher.
Uma das beneficiadas da ação foi a aposentada Dalva Ribeiro de Sousa, 75, moradora de Coquelândia. “Aproveitei para fazer um check-up geral, com todos os serviços que estão sendo realizados, principalmente na saúde” – relatou Dalva Ribeiro.