Assistência Social

INCLUSÃO

Prefeitura promove ação socioassistencial na Feira do Açaí

Um dos objetivos é fortalecer os laços comunitários e promover o desenvolvimento social

Publicado em: 13/11/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura promove ação socioassistencial na Feira do Açaí

Ação foi realizada pela Associação Agroextrativista do Açaí, no povoado KM 1.700, zona rural. (Foto: Maira Soares)

No sábado (11), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) marcou presença na Feira do Açaí, realizada pela Associação Agroextrativista do Açaí, no povoado KM 1.700, zona rural. Em colaboração, a Sedes proporcionou benefícios socioassistenciais e serviços de saúde em parceria com a Drogasil, para a comunidade e famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Santa Rita.

A ação, que teve o suporte técnico de logística fornecido pela Suzano, contou também com a participação ativa da Associação das Quebradeiras de Coco da Estrada do Arroz. O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, enfatiza que “iniciativa visa fortalecer os laços locais, oferecendo suporte integral à população e promovendo a cooperação entre entidades comprometidas com o desenvolvimento social. Estamos aqui para orientar, apoiar e criar oportunidades que fortaleçam os laços familiares e contribuam para o bem-estar de todos”.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, destacou a importância da ação com objetivo de facilitar o acesso das famílias aos benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. “Promovemos a inclusão das famílias na rede de proteção social, buscando garantir que cada indivíduo e grupo familiar receba o suporte necessário para superar desafios e alcançar uma melhor qualidade de vida”.

Maria Cleia Pereira, coordenadora do CRAS Santa Rita, explica que a ação traz para população um atendimento mais humanizado. “Estamos empenhados em promover a inclusão, garantindo que cada família receba o apoio adequado para enfrentar desafios e construir um caminho mais seguro e saudável para o seu desenvolvimento”.

Serviços ofertados:

Atendimento CRAS

CadÚnico: consulta e atualização do Número de Identificação Social (NIS), folha resumo, carteira do idoso, cadastro ID-Jovem;

CRAS: atendimento Socioassistencial com equipe técnica, psicóloga e assistente social;

Programa Criança Feliz (PCF): acompanhamento e orientações para o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares e estímulo do desenvolvimento infantil;

Drogasil: aferição de pressão arterial, oximetria, glicemia, bioimpedância.

A Feira do Açaí, liderada por Eucilene do Nascimento e apoiada pelo prefeito Assis Ramos desde o início de sua gestão, se consolidou como uma iniciativa bem-sucedida na comunidade, a elevando a uma das principais produtoras de açaí na região Tocantina. O projeto não apenas impulsionou a economia local, mas também destacou a importância da colaboração entre governo e sociedade para alcançar o desenvolvimento sustentável e o reconhecimento regional.

Assistência Social