Assistência Social

FORÇA-TAREFA

Prefeitura intensifica auxilio aos atingidos pela cheia do rio Tocantins

O trabalho realizado desde antes do aumento do nível do rio, segue com ampliação das medidas de amparo aos desabrigados

Publicado em: 30/12/2021 por Rafael Pestana

Secretaria de Governo

Prefeitura intensifica auxilio aos atingidos pela cheia do rio Tocantins

Equipes da Sedes atuam com assistentes sociais realizando cadastro das famílias alocadas nos abrigos, garantindo alimentos e atendimentos médicos para todos que necessitam. (Foto: Maira Soares)

Assim que foi notificada do aumento de nível do rio Tocantins, a Prefeitura de Imperatriz montou força-tarefa para realizar a remoção preventiva da famílias ribeirinhas, sendo que antes do início da semana, 6 famílias já se encontravam em segurança nos abrigos mantidos pelo Município. Com o avanço das águas, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil, com as secretarias de Governo (Segov), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (Semus), Educação (Semed) e a Superintendência de Limpeza Pública (SLP), intensificaram as ações de remoção e realojamento das pessoas afetadas.

De acordo com levantamento da Defesa Civil, já são mais de 300 pessoas diretamente atingidas pelo aumento do nível do rio, sendo que dessas, 74 famílias estão alocadas nos abrigos da Prefeitura, e 20 se encontram em casa de parentes e familiares. O superintendente Josiano Galvão destaca que “todas as famílias que precisam, estão sendo encaminhadas para os abrigos na Quadra da Caema, na Igreja São Sebastião também na Caema e na Escola  Tiradentes”. Nos casos em que é possível, a Prefeitura realiza a retirada das famílias, com seus móveis e utensílios, de modo a amenizar as perdas delas.

O secretário de Governo, Eduardo Soares, ressalta que “a Prefeitura está dando todo suporte necessário para as famílias, principalmente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, fazendo levantamento e cadastro, realizando entrega de cestas básicas e frutas. Além de contarem com atendimento dos profissionais da Secretaria de Saúde como enfermeiros, médicos e consultores, entregando medicamentos, de acordo com prescrição”.

Assim como as demais secretarias, a Limpeza Pública está auxiliando na coleta do lixo resultante da cheia e realiza a realocação das famílias, com seus bens, em parceria com a Defesa Civil. “Estamos atuando com nossas frentes de serviços focadas no auxílio às famílias atingidas pelo aumento do nível do rio Tocantins, dando o máximo de suporte possível para todos. Disponibilizamos o Cata Treco, para que as pessoas que necessitem do serviço, entre em contato pelo número: (99)985419941”, informa Alan Johnes, secretário da SLP.

O rio Tocantins está com tendência de subir mais 30 centímetros nas próximas horas, “e vai desabrigar mais famílias, por isso com a Semed, já estamos providenciando um novo local para amparar as famílias que podem ser atingidas ao longo do dia”, relata Eduardo Soares, que destaca ainda o empenho da Prefeitura, que segue com todas as secretarias focadas em auxiliar os atingidos nesse momento crítico.

“Com a Sedes atuando, todas as famílias estão assistidas, alimentadas e orientadas. Nós temos uma equipe com mais de 10 assistentes sociais, que estão se revezando realizando os atendimentos. Outro importante órgão nesse momento é a Guarda Municipal, que com rondas durante noite e dia, trabalham para garantir a segurança dessas pessoas”, conclui Eduardo Soares. 

No final desta manhã, a Segov, Defesa Civil e Sedes conseguiram mais um local  para abrigar as famílias, o Centro de Ensino Governador Archer, da rede estadual, localizado na Rua Coronel Manoel Bandeira. 

Assistência Social