Assistência Social

POLÍTICAS PÚBLICAS

Prefeitura discute benefícios de aderir ao selo Unicef

Ações estimulam o desenvolvimento social no município

Publicado em: 21/07/2021 por Talison Fernandes

Prefeitura discute benefícios de aderir ao selo Unicef

Na terça-feira, 20, o vice-prefeito Alcemir Costa esteve na Secretaria de Desenvolvimento Social. (Foto: Talison Fernandes)

Na terça-feira, 20, o vice-prefeito Alcemir Costa esteve na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para discutir ações que fizeram com que a Prefeitura se posicionasse em uma colocação que permitisse aderir ao Selo Unicef. Dos 12 indicadores sociais propostos, Imperatriz pontuou em 9 deles, um dos exemplos é o programa de busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola, além de políticas de inclusão e fomento às famílias em situação de vulnerabilidade. 

O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo UNICEF, a Prefeitura assume o compromisso de manter a agenda de políticas públicas para crianças e adolescentes como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O vice-prefeito Alcemir Costa afirma que o Selo é importante para que o município avance ainda mais em suas ações de políticas públicas, pois o programa estimula o desenvolvimento social. “Fico honrado em saber que a gestão do prefeito Assis Ramos aderiu e cumpriu mais da metade das ações de validação propostas pela UNICEF”, finaliza.

A articuladora do SELO UNICEF e do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) e coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI da SEDES), Mikaelly Silva, reitera que Imperatriz tem se desenvolvido gradativamente nos últimos quatro anos, principalmente quando se refere ao progresso da área de assistência social.

A importância de ser parceiro do Selo é refletida na experiência de edições anteriores, evidenciando que os indicadores de impacto social dos municípios reconhecidos com o Selo UNICEF melhoram mais do que de outros municípios das mesmas regiões, que não foram certificados.

Assistência Social