Assistência Social

SELO UNICEF

Prefeitura cumpre mais uma atividade do desafio do Selo Unicef

Projeto de lei que garante esporte com acessibilidade foi assinado pelo prefeito Assis Ramos

Publicado em: 30/09/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura cumpre mais uma atividade do desafio do Selo Unicef

Esse desafio é o quinto de oito que devem ser cumpridos para garantir a certificação de Imperatriz pela Unicef. (Foto: Mariana Campos)

Para garantir o direito do esporte seguro e inclusivo para crianças e adolescentes com deficiência, a Prefeitura cumpriu nesta segunda-feira, 30, a quinta atividade relacionada ao desafio do Selo Unicef. Membros das secretarias do Desenvolvimento Social, Sedes, e Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, em conjunto com o Núcleo de Estudo da Política Infanto Juvenil de Imperatriz, Nepijuvi, estiveram no gabinete do prefeito Assis Ramos para a assinatura do projeto de lei que garante a acessibilidade no esporte. A ocasião contou também com a presença do articulador oficial do Selo no município, Alberto Clézio.

A proposta de lei institui as Paralimpíadas dentro dos Jogos Escolares de Imperatriz, que irá garantir a promoção e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência no maior evento esportivo da cidade. Esse desafio é o quinto de oito que devem ser cumpridos para garantir a certificação de Imperatriz pela Unicef. O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas, voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA. 

O atual ciclo do selo começou em 2017 e vai até 2020. Para a secretária da Sedes, Janaína Ramos, garantir em lei a prática do esporte inclusivo, no qual pessoas com deficiência participem e se sintam englobadas, é um grande avanço. "Hoje conversamos sobre questões importantes que envolvem a inclusão e a acessibilidade. É uma alegria imensa para a gestão Assis Ramos ver cada atividade e desafio do Selo Unicef sendo cumpridos", afirmou. 

Encaminhado para a Câmara de Vereadores, o projeto de lei ainda será votado. Mas as expectativas são positivas, pois a instauração dessa articulação representa uma importante conquista para aqueles que precisam. Segundo o secretário da Sedel, Luiz Gonzaga, o projeto traz mais um passo rumo a conquista da certificação para o município. "Mais uma etapa foi avançada. Além de trazer a premiação para mais perto da gente, temos o fator da inclusão social dessas pessoas, que é a razão de maior relevância dentro do projeto", explicou. 

Ao participar da iniciativa do Selo Unicef, Imperatriz se compromete a enfrentar os principais problemas que afetam a população entre 0 e 18 anos incompletos. Durante a assinatura do documento, o Nepijuvi entregou ao secretário da Sedel o mapeamento da situação de acessibilidade dos espaços esportivos da municipalidade. De acordo com o articulador do projeto no município, Alberto Clézio, foi entregue um relatório que solicita reparos necessários nos locais que precisam. "Quem ganha com isso não é apenas a gestão ou o Núcleo, mas toda criança e adolescente que precisa ser incluso e participar das atividadedes esportivas ", completou. 

 

Assistência Social