Assistência Social

INCLUSÃO

Oferta de benefícios socioassistenciais de saúde e bem-estar é levada ao Santa Lúcia

Parceria fortalece os laços sociais e a autonomia das famílias atendidas

Publicado em: 10/11/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Oferta de benefícios socioassistenciais de saúde e bem-estar é levada ao Santa Lúcia

Ação comunitária foi realizada no CRAS em parceria com a Equatorial, Vision Med Unidade Móvel e Unisulma (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta sexta-feira (10) ação comunitária para a comunidade e famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do CRAS Santa Lúcia. Iniciativa contou com a oferta de benefícios socioassistenciais de saúde e bem-estar em parceria com a Equatorial, Vision Med Unidade Móvel e Unisulma.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, pontua que a parceria com instituições locais e a iniciativa privada refletem o compromisso da Prefeitura em abordar as múltiplas dimensões do bem-estar. “Estamos empenhados em potencializar o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades atendidas pelo PAIF, confirmando que a verdadeira transformação social acontece quando cada cidadão se sente empoderado e capaz”.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, destacou a importância da ação com objetivo de prevenir riscos sociais. “A ação comunitária visa prevenir os riscos sociais, fortalecer a matricialidade sociofamiliar, potencializando o protagonismo e a autonomia da comunidade e das famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ”. 

Serviços ofertados

CadÚnico: consulta e atualização do Número de Identificação Social (NIS), folha resumo, carteira do idoso, cadastro ID-Jovem;

CRAS: Atendimento Socioassistencial com equipe técnica, psicóloga e assistente social;
Equatorial: Inscrição no Tarifa Social de Energia e troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED;

Vision Med Unidade Móvel: consulta de vista gratuita e exames de pressão ocular, miopia, astigmatismo, catarata, glaucoma e pterígio;

Unisulma: Núcleo de práticas jurídicas e atendimentos com acadêmicos de fisioterapia.

A parceria com diferentes instituições e setores demonstra uma abordagem integrada para promover o bem-estar da comunidade, fortalecendo os laços sociais e a autonomia das famílias atendidas.

Assistência Social