BENEFÍCIO
Mais de 40 gestantes receberam kits natalidade nos Cras
Benefício está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social
Publicado em: 13/08/2021 por Sara Batalha
Roupinhas, cueiro, fraldas descartáveis, banheira e outros itens fazem parte dos kits natalidade que foram distribuídos em três Centros de Referência de Assistência Social (Cras), na manhã desta sexta-feira, 13. O kit é um dos benefícios eventuais ofertados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), que está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), com o objetivo de beneficiar gestantes em situação de vulnerabilidade.
A entrega foi feita no Recanto Universitário (com gestantes da abrangência dos Cras Santa Lúcia e Bom Jesus), Cras Santa Rita e Bacuri. Foram distribuídos um total de 44 kits e a secretária Janaína Ramos pontuou: “Esse primeiro enxoval é um direito assegurado pela LOAS, direcionado às mães de baixa renda, que são acompanhadas pelos programas desenvolvidos nos Cras e Serviços de Convivência. Eu fico muito agradecida pela participação e abertura de todas em receber nossas equipes. O nosso desejo é que as gestantes voltem após o parto e que continuem participando dos programas”, orientou.
A gestação é um momento delicado, que inspira preparação para a chegada de um bebê ao mundo. A mulher grávida de baixa renda enfrenta dificuldades nesse momento e dificilmente consegue dispor de tudo que o filho irá precisar ao nascer.
Dessa forma aconteceria com Magna dos Santos Pinheiro, 32 anos. Ela recebeu um dos kits e conta como se sente: “Eu não tinha nada ainda, por enquanto eu estava 'zerada'. Agora tenho roupinhas, banheira, meia, touquinha, fraldas, o necessário para o início. Eu sou muito agradecida por participar do grupo de gestantes! Muitas mães não têm acesso, e graças a Deus nós temos através do Cras”, disse.
Este momento foi preparado com o intuito de alcançar muitas gestantes ao mesmo tempo, mas é importante lembrar que este é um benefício eventual costumeiramente ofertado por meio da Sedes.