Assistência Social

SOCIALIZAÇÃO

Lar São Francisco recebe atividades de valorização do idoso

Além de palestra informativa, foram realizadas rodas de conversas, momentos de descontração e lazer

Publicado em: 27/09/2019 por Rafael Pestana

Secretaria de Desenvolvimento Social

Lar São Francisco recebe atividades de valorização do idoso

O momento de socialização e descontração, contou com roda de conversa destacando a importância dos cuidados com a saúde mental dos idosos e formas de se viver bem. (Foto: Edmara Silva)

Como parte da programação da XVII Semana Municipal do Idoso, organizada pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, SEDES, foi realizado na manhã desta sexta-feira, 27, no lar São Francisco, momento de socialização e integração entre os idosos da casa e estudantes do 5° período do curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Maranhão, UFMA. Atividade foi executada em parceria com instituições públicas e privadas, entre elas OAB, Pastoral da Pessoa Idosa, Casa do Idoso Feliz e Clube de Mães.

O momento de socialização e descontração, contou com roda de conversa destacando a importância dos cuidados com a saúde mental dos idosos e formas de se viver bem. Além da parte de conscientização, também foi realizado momento de espiritualidade. Os universitários interagiram com os idosos jogando dominó, conversando e auxiliando eles nas tarefas do cotidiano no lar.

Conceição Formiga, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, esclarece que “não adianta fazermos apenas palestras informativas sobre o tema, também é necessário que exista esse momento de descontração. Após falarmos sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, e darmos alguns exemplos, cantamos e até sorteamos prêmios entre eles. Essas ações são fundamentais para fazer com que esses idosos se sintam verdadeiramente acolhidos”.

A professora universitária Walessa Linhares, que ministra a disciplina de Saúde do Idoso no curso de Enfermagem da UFMA, destaca que “o foco é levantar a importância dessa faixa etária, valorizando os idosos e a experiência de vida deles. Cada um tem um pouquinho a acrescentar para gente. Uma palavra muito importante tanto para os alunos quanto para os profissionais da saúde é humanização, precisamos aprender a trabalhar com humanização. Aqui a gente aprende muito isso, consegue ter empatia com os idosos, e isso acrescenta na vida dos alunos para se tornarem bons profissionais". 

Sandra Marques, aluna do 5° período do curso de Enfermagem, revela que a prática “está sendo muito importante, não tinha essa experiência com várias pessoas, então está sendo bastante enriquecedor, conversar com eles, conhecer a história de vida de cada um. E como futuros enfermeiros, nós teremos que cuidar dessas pessoas, ter amor e aqui é uma forma de conhecermos a realidade de cada um. É um modo de nos aproximarmos mais deles.

Assistência Social