Assistência Social

PROGRAMAÇÃO

Iniciada XIX Semana Municipal do Idoso

Tema deste ano é “Envelhecer no século XXI: conquistas e desafios”

Publicado em: 28/09/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Iniciada XIX Semana Municipal do Idoso

Evento de abertura contou com a presença de autoridades locais de defesa ao idoso. (Foto: Sara Batalha)

Aos poucos a alegria volta a “colorir” a Casa do Idoso Feliz, que retomou as atividades presenciais, gradativamente, há cerca de quatro meses. Para a felicidade dos usuários do serviço, teve início nesta terça-feira (28), a XIX Semana Municipal do Idoso. Café da manhã especial, momentos de oração com o padre Genésio Rodrigues, apresentação do coral e o tradicional forró pé-de-serra marcaram a abertura da programação. Autoridades locais de defesa ao idoso estiveram presentes.

Evento seguiu todas as medidas preventivas contra a Covi-19, inclusive o uso da máscara e a garantia de todo o público estar vacinado. Ações serão realizadas de forma presencial neste ano, o que encheu de alegria o coração dos idosos. Para Janaína Ramos, secretária da Sedes, “o momento é de muita gratidão a Deus, pois estamos vivos, só por isto já somos vencedores, conseguimos atravessar os períodos mais críticos da pandemia. E com fé, vamos prosseguir trabalhando e vivendo com qualidade”, agradeceu.

Ela revelou que tem buscado viabilizar um convênio na plataforma do Programa Mais Brasil, do Governo Federal, com o intuito de fornecer um ônibus à Casa do Idoso Feliz. Com o veículo, os usuários do serviço poderão ser transportados para eventos, dias de lazer, atividades e apresentações externas. Eles por sua vez, vibraram com a notícia, demonstraram muita alegria com palmas, assovios e risadas. A secretária acrescenta que a situação depende do Governo Federal, mas que tem-se esforçado bastante e que a tentativa tem progredido.

A dona Maria do Carmo Martins Oliveira, 83 anos, ou Carmitinha para os mais íntimos, é frequentadora assídua do serviço, ela conta que “a programação de hoje foi ótima, eu amei a fala de todos. Foi muito bom estar hoje na Casa do Idoso, pois havia um eu tempo que eu não participava das atividades. Eu gostei de tudo, foi servido um almoço delicioso pra nós, que já tinha um tempo também que não podiam servir, então para mim, foi tudo de bom. E ainda temos mais dias de programação pela frente”, disse feliz a idosa. 

Dona Carmen diz ainda que mora longe da Casa, mas sempre faz esforço para participar de tudo. “Eu passo quase uma hora dentro do ônibus pra vir pra cá, mas não tenho problema quanto a isso, venho alegre e satisfeita. Tomo meu banho, me arrumo e venho pra cá”, disse animada.

De acordo com a coordenadora da Casa, Alessandra Nobre, as atividades continuam durante toda a semana. "Nesta quarta-feira, 29, teremos às 8h ações no Cras Bom Jesus e no SCFV voltadas à Saúde Mental, além de atividades diversas nas Entidades da Sociedade Civil que cuidam dos idosos. Após 9h teremos palestra com Drª Suzana Garcês sobre 'Envelhecer no século XIX: Conquistas e Desafios', na Casa do Idoso Feliz e às 15h, no mesmo local, palestra com o tema 'É possível envelhecer no século XIX, com saúde mental?', com a Fátima Avelino".

Programação completa você confere aqui: https://www.instagram.com/p/CUXj1HeARg_/?utm_medium=copy_link

 

Assistência Social