Assistência Social

APLICATIVO

Informações do Cadastro Único já podem ser acessadas pelo celular

Ferramenta verifica atualização de dados, renda informada e evita cancelamento do Bolsa Família

Publicado em: 20/08/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Informações do Cadastro Único já podem ser acessadas pelo celular

No Meu CadÚnico estão dados pessoais, programas sociais e comprovante de cadastramento (Foto: Assessoria)

Moradores de Imperatriz já podem acessar informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, através do aplicativo Meu CadÚnico.  Com a ferramenta, fica mais fácil saber se os dados estão atualizados para que benefícios como o Bolsa Família não sejam cancelados.

Antes, para se ter acesso ao NIS, era necessário comparecer a uma das cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social, Cras, vinculado à Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes. “O aplicativo é a versão mobile do site Consulta Cidadão. Nele é possível verificar atualização de dados, a renda informada e quem são os integrantes da família cadastrados, evitando o cancelamento do pagamento do Bolsa Família”, explicou Junison de Souza Silva, coordenador municipal do Programa Bolsa Família.

O aplicativo também permite validar o comprovante de cadastramento no CadÚnico, a partir do leitor de QRCode. Por meio do código ou de uma chave de segurança, interessados podem compartilhar esse comprovante, se for preciso provar a autenticidade da informação, como no caso de pedidos de isenção da taxa de inscrição em concursos públicos ou no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. A ferramenta permite compartilhar o documento via WhatsApp ou encaminhar o QRCode por e-mail.

O aplicativo está disponível para download em celulares com sistemas Android e IOs. Quem não está inserido no Cadastro Único também pode acessar o aplicativo, buscando informações sobre o Centro de Referência de Assistência Social, Cras, mais próximo.

O Cadastro reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda, aquelas com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Essas informações permitem ao governo conhecer as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações, selecionar as famílias para diversos programas sociais, sendo o Bolsa Família um dos principais.

Em Imperatriz, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, MDS, o total de famílias inscritas no Cadastro Único em junho de 2018 era de 49.592. Desse número, o Bolsa Família beneficiou, este mês de agosto, 15.148 famílias, representando uma cobertura de 82,3 % da estimativa de famílias em situação de vulnerabilidade social. Elas recebem benefícios com valor médio de R$ 173,20 e o valor total transferido pelo governo federal em benefícios às famílias atendidas alcançou R$ 2.623.564,00 no mês.

Assistência Social