Assistência Social

PREMIAÇÃO

Imperatriz recebe prêmio “Município Destaque Tarifa Social 2020”

Premiação é decorrente do alcance de mais de 34 mil cadastrados no programa que concede descontos de até 65% na conta de energia

Publicado em: 14/07/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz recebe prêmio “Município Destaque Tarifa Social 2020”

Evento foi realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil (Foto: Edmara Silva)

Na tarde de terça-feira, 13, ocorreu o workshop e cerimônia de entrega do prêmio “Município Destaque Tarifa Social 2020”, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Programação foi organizada pela Associação dos Municípios da Região Tocantina e Sul (Amirts) e Equatorial Energia do Maranhão. Imperatriz recebeu a premiação por alcançar mais de 34 mil cadastrados no programa Tarifa Social, que concede descontos de até 65% na conta de energia, a famílias de baixa renda.

Todo o trabalho de cadastramento dessas famílias foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio dos Cras da cidade. A secretária da Sedes, Janaína Ramos, pontuou que “essa adesão ao Tarifa Social foi um grande avanço. Outra ferramenta importante foi a busca ativa dessas pessoas", disse.

O prefeito Assis falou a vários canais de comunicação, sobre a satisfação em receber o prêmio. “É muito gratificante receber esse título, que é reflexo de muito trabalho e dedicação de toda a equipe da Sedes, ainda mais nesta semana, em que comemoramos o aniversário de 169 anos de Imperatriz”.

Janaína destaca que "nós fizemos isto por determinação do prefeito Assis, recrutamos pessoas para esses trabalhos e conseguimos com êxito, informar uma boa parcela da população de baixa renda que, de fato, não tinham sequer o conhecimento de que tinham o direito a este benefício, adquirido por meio de lei federal. Tudo só aconteceu pela parceria com a Equatorial Energia. Então, estamos muito satisfeitos com esse resultado”, comemorou.

Junison de Souza Silva, coordenador do Bolsa Família na Sedes, explica como foi realizado o cadastramento das famílias. “Ainda em 2019 foram iniciados os trabalhos, cadastros feitos diretamente nos Cras e também começamos a busca ativa das famílias. Os entrevistadores foram de casa em casa, de segunda a sexta, inclusive nas casas de pessoas com o CadÚnico próximo de vencer, como também de pessoas que nem possuíam o cadastro, ou seja, desconheciam seu direito ao benefício Tarifa Social Energia Elétrica”.

De acordo com Ana Fontes, consultora comercial do Grupo Equatorial Energia, a realização do workshop é de suma importância, “uma vez que temos a responsabilidade social e buscamos essa sustentabilidade através da divulgação do Tarifa Social. Através do Tarifa Social, nós temos como beneficiar muitas famílias, que podem ter uma redução na fatura com um desconto de até 65%. Então é um evento muito importante, porque uma vez fazendo parceria com as secretarias de cada município, conseguimos alcançar de forma rápida e efetiva esse público e assim elas são beneficiadas”.

Todo o trabalho tem sido realizado de acordo com as orientações dos órgãos de saúde, para a prevenção à Covid-19. Prefeitos de cidades como João Lisboa, Montes Altos, Sítio Novo, Vila Nova dos Martírios, Porto Franco e outras, estiveram presentes no evento.

Assistência Social