Assistência Social

PROTEÇÃO

Famílias afetadas pelas chuvas recebem doação de colchões

São aproximadamente 150 pessoas em dois abrigos no bairro Parque Alvorada I

Publicado em: 22/03/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Famílias afetadas pelas chuvas recebem doação de colchões

Entregas dos colchões foi realizada pela Sedes, em parceria com a empresa Topázio. (Foto: Edmara Silva)

Famílias que estão desabrigadas pelas chuvas em Imperatriz, no bairro Parque Alvorada I, receberam doação de colchões nesta quarta-feira (22), fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a empresa Topázio. São dois abrigos com aproximadamente 150 pessoas.

Na Congregação Emanuel, um dos abrigos cedidos por uma igreja local para alojar as pessoas que estão sem casas por conta dos alagamentos, no Parque Alvorada, estão crianças, adultos e idosos. A líder Aline Araújo conta que lá recebem 7 famílias, com aproximadamente 24 moradores. “É fundamental esse apoio que a gente tá recebendo da Prefeitura, do pessoal da Sedes”, comenta.

Aline também fala das doações que eles têm recebido, e que ainda precisam de muito mais. “As doações estão suprindo nossas necessidades, do pessoal que perdeu tudo. Estamos vivendo nesse momento dependente da Prefeitura, dos órgãos públicos, que têm nos assistidos em tudo. Estamos localizados na Congregação Emanuel, Parque Alvorada I, rua 7 de Setembro. Meu número é 98819-7111”, conta.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, comenta sobre o apoio do município desde os primeiros dias que as famílias ficaram desabrigadas. “Estamos desde o primeiro dia dando total assistência para as famílias. Estamos com assistente social, pedagogo e psicólogo, que fazem o levantamento dessas famílias e como elas estão sendo assistidas”, diz.

Ainda no mesmo bairro, mas já em outro abrigo, na igreja Arpa de Davi, a líder Tamyres Conceição, fala da situação das famílias e do que elas precisam atualmente. “Quem puder nos doar, estamos agradecidos. São muitas pessoas e crianças. Estamos no Parque Alvorada I, na igreja Arpa de Davi, e podem entrar em contato pelo número 99834-5803”.

A Sedes trabalha para garantir café da manhã, almoço e jantar, além de distribuir cestas básicas, e possui a relação das famílias abrigadas. A pasta teve outra iniciativa, de coloca à disposição as refeições do Restaurante Popular, que vai servir refeições exclusivamente para as famílias dos abrigos. 

As demais pastas da Prefeitura também contribuem com a situação dos desalojados, como a Semus, que disponibilizou equipes da saúde; Superintendência de Limpeza Pública, que realiza limpeza dos locais; além da Defesa Civil, que monitora o nível das chuvas e faz alerta sobre a possibilidade de tempestades e aumento do nível do Rio Tocantins, e ajuda no deslocamento das pessoas que estão nas áreas atingidas.

Além dos dois abrigos no Parque Alvorada, a Prefeitura também mantém equipes trabalhando em outros pontos, que também recebem famílias desalojadas provenientes do Porto da Balsa e Caema. Até o momento, já são 52 famílias assistidas, num total de 195 pessoas.

Assistência Social