Assistência Social

INCLUSÃO

Conferência debate direitos das pessoas com deficiência

Evento também realiza eleições de delegados e perspectivas de inclusão

Publicado em: 31/10/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Conferência debate direitos das pessoas com deficiência

Parceria entre Sedes e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência garante realização do evento. (Foto: Maira Soares)

Iniciada na segunda-feira, a Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência continua nesta terça-feira (31), encerrando às 18h. Com o tema “Cenário atual e o futuro na implementação dos direitos: construindo um Brasil mais inclusivo”, o evento ocorre no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro.

Na programação de hoje, os cinco eixos temáticos serão discutidos, grupos de trabalho serão formados, propostas dos grupos serão apresentadas e votadas na plenária, e 16 delegados serão eleitos para a V Conferência Estadual das Pessoas com Deficiência, para representar a cidade em São Luís no ano de 2024.

Os eixos temáticos a serem discutidos incluem: Exo 1: Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; eixo 2: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; eixo 3: Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; eixo 4: Cidadania e Acessibilidade; eixo 5: Os desafios para a comunicação universal.

É importante destacar que a etapa municipal da Conferência segue as etapas previstas pelo Governo Federal, incluindo a eleição de delegados, com observância da paridade entre sociedade civil e governo municipal. A segunda etapa ocorre a nível estadual e no Distrito Federal, e posteriormente ocorre a etapa nacional.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, destaca que “a Prefeitura de Imperatriz reconhece a importância de discutir uma sociedade melhor para as pessoas com deficiência e a necessidade de implementar políticas públicas que assegurem esses direitos. A melhor maneira de fazer isso é ouvindo a sociedade”, diz. 

Assistência Social