Assistência Social

AÇÃO

Casa do Idoso Feliz promove Dia D de Ação e Prevenção com saúde e bem-estar

Evento reflete o compromisso social na busca por uma qualidade de vida melhor

Publicado em: 16/11/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Casa do Idoso Feliz promove Dia D de Ação e Prevenção com saúde e bem-estar

Instituições de ensino contribuem para o bem-estar dos idosos com atividades cognitivas e lúdicas. (Foto: Maira Soares)

Na última quarta-feira (15), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou o Dia D de Ação e Prevenção, por meio da Casa do Idoso Feliz, promovendo saúde e o bem-estar da população idosa. Em parceria com o Hospital de Amor, Universidade Ceuma, Anhanguera, Faculdade de Educação Santa Terezinha (Fest) e Centro Cultural Tatajuba, a iniciativa proporcionou uma série de serviços e atividades animadas para a terceira idade.

A Carreta do Amor, em colaboração com o Hospital de Amor, ofereceu exames de rastreamento de câncer, incluindo o preventivo de colo de útero, conhecido como papanicolau, e a mamografia. Cerca de 50 idosos foram beneficiados por esses serviços essenciais, contribuindo para a detecção precoce e prevenção de doenças.

Diversas instituições de ensino também se uniram à causa, como a Anhanguera e a Fest, que proporcionaram atividades cognitivas e dinâmicas, enquanto o Ceuma e o Centro Cultural Tatajuba ofereceram oficinas de artesanato, pintura, jogos matemáticos, brincadeiras e dinâmicas. Essas atividades não apenas estimulam o intelecto, mas também promovem a interação social e o entretenimento.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, ressaltou a importância crucial dos exames preventivos conforme a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Ele enfatizou que tais serviços, aliados à eliminação de fatores de risco e à promoção de hábitos saudáveis, desempenham um papel fundamental na determinação de um envelhecimento saudável e na busca por uma melhor qualidade de vida.

“Evento demonstrou o comprometimento das entidades envolvidas na promoção da saúde e do bem-estar da comunidade idosa, destacando a importância da colaboração entre os setores público e privado para alcançar um objetivo comum; garantir uma vida plena e saudável para a terceira idade”.

A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, relatou a importância das atividades lúdicas e cognitivas para a pessoa idosa. “Como coordenadora, é gratificante testemunhar o impacto positivo que as ações lúdicas e cognitivas têm em nossos queridos idosos. As atividades proporcionadas pelas instituições de ensino não são apenas momentos de diversão, são oportunidades de estimular a mente e manter nossos idosos ativos e engajados”.

Assistência Social