PREVENÇÃO
Casa do Idoso Feliz promove ação educativa para prevenção do câncer de pele no Dezembro Laranja
Idosos receberam orientações sobre prevenção, proteção solar e detecção precoce da doença
Publicado em: 04/12/2024 por Kalyne Cunha
Com o tema “Tem um sol para cada um e várias formas de se proteger”, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, nesta quarta-feira (04), ação educativa na Casa do Idoso Feliz, como parte da Campanha Dezembro Laranja. A iniciativa busca conscientizar os idosos, público mais vulnerável, sobre os riscos do câncer de pele, a importância da proteção solar e a detecção precoce da doença.
A equipe de dermatologistas que participaram ativamente da ação composta por Rosana Leão, Luciane Mota, Joelma Nascimento, Giselle Raposo, Iáskara Ávila discorreram sobre a importância da prevenção e conscientização sobre o câncer de pele; o uso correto do protetor solar com reaplicação regular ou a cada 2 horas, a necessidade do uso em ambientes fechados, dias nublados ou chuvosos e em locais onde há exposição de luzes artificiais como fator de risco (computadores, celulares, LEDs, etc.).
Outro ponto discutido foi a atenção às áreas do corpo mais vulneráveis a exposição solar, que geralmente são as regiões mais afetadas, como o rosto, pescoço, colo (em mulheres), orelhas, nucas e cabeça (em homens calvos). O grupo, mostrou na prática como, onde e a quantidade correta da aplicação do protetor solar, considerando a maior vulnerabilidade à exposição do sol acumulada ao logo da vida e a rotina de cuidados com a saúde da pele, a qual é o maior órgão do corpo humano.
O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, ressaltou o compromisso da Prefeitura em promover a qualidade de vida dos idosos, alinhado à Política de Assistência Social, que tem como foco principal a proteção e o cuidado. “Ações como essa foram essenciais para informar, prevenir e assegurar o acesso a serviços de saúde que impactam diretamente o bem-estar dessa população vulnerável. Nosso papel foi garantir que, além da conscientização, os idosos tivessem o suporte necessário para prevenir e tratar condições como o câncer de pele, que pode comprometer significativamente sua saúde e dignidade”, destacou o secretário.
A dermatologista Rosana Leão, que atua no Sistema Único de Saúde (SUS) e atende na Casa do Idoso Feliz, destacou a importância da campanha ao alertar sobre a alta incidência do câncer de pele. “Moramos em uma área quente, onde a radiação solar é alta, e a prevenção é o maior tratamento. Além do protetor solar, é essencial reaplicá-lo, proteger as áreas expostas, mesmo em ambientes fechados, e estar atento à exposição às luzes artificiais, que também são problemáticas”, explicou a médica. Ela frisou que, além da informação, é necessário garantir o acompanhamento dos casos suspeitos para que os pacientes não sejam desamparados.
Fernandes da Silva, frequentadora da Casa do Idoso Feliz, destacou sua rotina de cuidados com a pele para saúde e prevenção da doença. “Uso hidratante e aplico protetor solar fator 90, mesmo dentro de casa, todas às vezes após o banho”. Ela reforçou a importância desses hábitos para todos, independentemente do sexo ou de sair de casa.
A coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa, Gardênia Noleto, reforçou a importância de conscientizar o público idoso, que apresenta maior vulnerabilidade devido ao envelhecimento e histórico de exposição solar acumulada ao longo da vida. “Trabalhamos a prevenção durante todo o ano, orientando sobre o uso de filtro solar, chapéus, e sobre evitar a exposição nos horários de maior intensidade solar. Também chamamos atenção para os perigos das luzes artificiais, muitas vezes ignorados”. A coordenadora enfatizou que as ações voltadas ao câncer de pele, são realizadas ao longo do ano, mas recebem um reforço maior no mês de campanha.
A coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre, destacou a relevância da campanha no acolhimento e cuidado com os idosos. “Nosso trabalho vai além do acolhimento. Trazer ações como essa é fundamental para informar e prevenir doenças como o câncer de pele, garantindo mais saúde e bem-estar aos nossos frequentadores. Essa parceria fortalece nosso propósito de cuidar com excelência”.
A ação também incluiu orientações práticas e triagem para identificação de possíveis casos suspeitos.