Assistência Social

COMBATE

Audiência pública discute erradicação do trabalho infantil

Evento serviu para levar sensibilização, mobilização e conscientização para a sociedade civil

Publicado em: 09/08/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Audiência pública discute erradicação do trabalho infantil

Evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 09 (Foto: Maira Soares)

Para falar sobre o combate ao trabalho infantil e cumprir um dos desafios para que o Município alcance mais uma edição do Selo Unicef, foi realizada audiência pública na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 09. A atividade foi desempenhada pelo Comitê Estratégico de Ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), que funciona na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com outros órgãos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, destaca que: “O nosso país ainda aponta dados alarmantes sobre exploração do trabalho infantil. De acordo com dados recentes do IBGE, o Brasil tem 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil, dos quais 45,9% - cerca de 706 mil - enfrentam ocupações consideradas altamente nocivas para o desenvolvimento. E é por isso que não paramos de lutar contra essa realidade!”, apontou.

Para a coordenadora das ações estratégicas para erradicação do trabalho infantil, Mikaelly Santos, além de cumprir mais um desafio do Selo, “a audiência serviu para levar sensibilização, mobilização e conscientização para a sociedade civil, servidores públicos, jovens, adultos e universitários presentes e outros órgãos para um único intuito: erradicar o trabalho infantil”, disse. 

Capacitação

Na última sexta-feira, 06, este mesmo tema foi trabalhado em capacitação ofertada no auditório da Universidade Aberta do Brasil. Também organizada pelo Comitê Estratégico de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), curso reuniu coordenadores e gestores escolares, visitadores e supervisores dos programas Criança Feliz, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,  Selo Unicef, CMDCA, Cras, Creas, SEMUS, entre outros. 

Mikaelly Santos falou a 2º edição do Selo Município Sem Trabalho Infantil e os objetivos da ação. A Procuradora do Trabalho, Renata Soraya, abordou o tema "Identificação de situação de Trabalho Infantil e Escravo".

Assistência Social