Assistência Social

PROGRAMA

Atualização do CadÚnico vai até dia 11 de novembro

Quem não atualizar as informações até o prazo estipulado pode perder o benefício em dezembro deste ano

Publicado em: 20/10/2022 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Atualização do CadÚnico vai até dia 11 de novembro

Mais de 60 mil famílias estão inseridas no CadÚnico em Imperatriz. (Foto: Maira Soares)

Beneficiários dos programas sociais, do Governo Federal, têm até o dia 11 de novembro de 2022 para realizar a atualização do CadÚnico, que garante o acesso das famílias ao Auxílio Brasil, por exemplo. A secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) convoca a todos, e pede para as pessoas que ainda não foram, que não deixem para última hora.

Atualização pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados no bairro Bacuri, Santa Lúcia, Cafeteira, Bom Jesus, Santa Rita e no povoado Coquelândia. Quem não atualizar as informações até o prazo estipulado pode perder o benefício em dezembro deste ano.

Em Imperatriz, 60.541 famílias estão inseridas no Cadastro Único, desse total, 21.130 são beneficiárias do programa Auxílio Brasil.

O coordenador do programa no município, Junison Souza, explica que diversos benefícios podem ser cortados. “Quem não fizer a atualização cadastral perderá o direito de participar dos programas sociais, e beneficiários do Auxílio Brasil terão seus benefícios cancelados”, comenta.

De responsabilidade do Ministério da Cidadania, o CadÚnico também proporciona desconto na conta de energia elétrica, programa importante que ajuda as famílias de baixa renda a economizar no fim do mês. “As pessoas não podem deixar de realizar o cadastro. Falta pouco mais de um mês para o prazo final”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Divina Leide.

Documentos

Para realizar a atualização, você deve apresentar alguns documentos, entre eles a Carteira de Trabalho, certidão de casamento, certidão de nascimento, certidão de óbito (em casa de algum integrante da família falecido que fazia parte do cadastro), comprovante de residência, declaração escolar de menores, RG, CPF e título de eleitor.

Importante ressaltar que o acesso ao CadÚnico proporciona direto aos seguintes programas: Benefício de Prestação Continuada (BPC); Carteira do Idoso; Distribuição de conversores de TV Digital; Facultativo de Baixa Renda; Identidade Jovem (ID Jovem); Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos; Isenções na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Plano Progredir.

Também faz parte os programas Auxílio Brasil; Cisternas - Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água; Criança Feliz; Minha Casa Minha Vida/ Casa Verde Amarela; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Tarifa Social de Energia Elétrica.

Assistência Social