Assistência Social

ESCLARECIMENTO

Atualização cadastral para o novo Auxílio Brasil não termina em novembro

O serviço é realizado durante o ano inteiro de forma rotineira e para migração, quem não atualizou em 2021 pode ir até o final de dezembro

Publicado em: 10/11/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Atualização cadastral para o novo Auxílio Brasil não termina em novembro

Não há necessidade deste alvoroço. A atualização ocorre de forma contínua nos Cras, ela não vai parar neste mês. (Foto: Maira Soares)

O cadastro de novos usuários, bem como a atualização cadastral ocorrem durante todo o ano nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), espalhados em diferentes bairros da cidade (ao todo são seis). Essa atualização deve ser feita a cada dois anos, ou em caso de alterações na composição e/ou renda familiar, ou seja, não há necessidade de todos os usuários se deslocarem para o Cras da sua região. Com a mudança do Bolsa Família para o Programa Auxílio Brasil, usuários que já estão com o cadastro atualizado não precisam se deslocar, pois esses já migrarão automaticamente para o novo programa.

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, fez um apelo: “Eu venho pedir a paciência da população imperatrizense, pois estamos com inconsistência no próprio sistema do Governo Federal, que leva à demora da atualização do cadastro, isso está acontecendo em cidades do Brasil inteiro e não somente aqui. Nós disponibilizamos nas redes sociais e no site da Prefeitura os números de contato para que o usuário ligue para seu Cras de abrangência, tire dúvidas e evite um deslocamento desnecessário. Eu também peço encarecidamente para as pessoas não passarem a noite na porta dos Cras, não precisa disso e ainda é arriscado”, pediu.

Ela reforçou ainda para que a população não acredite em fake news e que todas as informações são divulgadas pelos meios oficiais da Prefeitura. Recentemente, um comunicado infundado e alheio às divulgações da Prefeitura de Imperatriz, afirmando que a atualização encerraria em novembro, foi compartilhado em redes sociais e grupos de whatsApp. Por causa dessa falsa notícia, muitos usuários estão indo passar a noite na porta dos Cras. A atualização não encerra em novembro, como afirmam essas notícias falsas.

O coordenador do CadÚnico, Junisson Silva, afirma que não há necessidade deste alvoroço: “A atualização ocorre de forma contínua nos Cras, ela não vai parar neste mês”, disse.

Sobre os critérios do CadÚnico, ele explica que “a renda per capita da família para ser inserida no Cadastro Único (instrumento que seleciona famílias de baixa renda, para acesso aos programas sociais) está dividida em duas categorias: para família extremamente pobre esse valor corresponde a R$100,00 e para família pobre, R$ 200,00". 

É importante lembrar que a atualização deve ser feita três meses antes do vencimento do prazo estipulado de dois anos, ou quando houver alterações na composição e/ou renda familiar.

Para mais informações, entre em contato com o Cras de sua abrangência:

Bacuri: (99) 99107-8332

Cafeteria: (99) 9100-0202

Bom Jesus: (99) 99198-6223

Santa Rita: (99) 9165-6154

Santa Lúcia: (99) 98501-2108

Assistência Social