Assistência Social

PROTEÇÃO SOCIAL

Atendentes do CadÚnico recebem capacitação em Imperatriz

Treinamento envolve preenchimento de informações no sistema do Governo Federal

Publicado em: 29/06/2023 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

Atendentes do CadÚnico recebem capacitação em Imperatriz

Evento reuniu servidores da Sedes, para alinhamento de demandas sobre o Cadastro Único. (Foto: Maira Soares)

Nesta quarta-feira (28), os atendentes do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) participaram de uma formação sobre a inserção de dados no formulário das famílias. Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) foram capacitados nas novas formas de preenchimento do cadastro, uma ferramenta crucial para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam receber benefícios do Governo Federal.

Segundo o coordenador do Bolsa Família, Junison Souza, o treinamento teve como objetivo mostrar aos atendentes as exigências em relação ao preenchimento dos formulários. “Para as famílias, nada muda, os documentos continuam os mesmos. No entanto, para nós, atendentes, houve mudanças na maneira como preenchemos as fichas, pois o governo incluiu mais informações que precisamos fornecer”.

Charlanny Caetano, coordenadora de Proteção Básica da Sedes, falou sobre o propósito da capacitação. “Reforçamos junto aos servidores a importância de cumprir adequadamente os programas sociais, garantindo os direitos sociais daqueles que necessitam. Dessa forma, avançamos no atendimento qualificado, garantindo eficiência, eficácia e efetividade em relação aos critérios de acesso ao programa, compartilhando conhecimentos e orientações pertinentes aos servidores que atuam no CadÚnico”.

Os 28 atendentes, pertencentes aos seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade, participaram da formação e tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre os novos instrumentos de informação.

Apenas em Imperatriz, existem 66.678 famílias cadastradas no CadÚnico, sendo que 28.469 delas recebem o Programa Bolsa Família. “Os beneficiários precisam estar atentos ao prazo para atualização das informações e aos critérios para se tornarem elegíveis aos programas”, informou o secretário da Sedes.

Como fazer parte do CadÚnico?

As famílias que podem se inscrever no Cadastro Único são aquelas que atendem aos seguintes critérios:

  • Renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  • Renda mensal familiar total de até três salários;
  • Renda acima desses limites, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa, ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Documentos necessários:

  • Para o responsável pela família (RF): CPF ou Título de Eleitor;
  • Para os demais membros da família: qualquer um dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Assistência Social