Assistência Social

CONSCIENTIZAÇÃO

Ações simultâneas são realizadas na XXII Semana Municipal da Pessoa Idosa

Roda de conversa, palestras, apresentação de coral marcam terceiro dia de atividades

Publicado em: 26/09/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Ações simultâneas são realizadas na XXII Semana Municipal da Pessoa Idosa

Ação foi realizada no Shopping da Cidade Luís Danda e contou com a participação do coral "Felicidade não tem Idade" do CRAS Bacuri. (Foto: Assessoria)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Proteção Social Básica, realizou nesta quinta-feira (26), no Shopping da Cidade Luís Danda, Centro, atividade com os idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bacuri, como parte das ações da XXII Semana Municipal da Pessoa Idosa.  Com o tema, “Etarismo: desconstruindo preconceitos e promovendo respeito à pessoa idosa”, ação teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e valorização da pessoa idosa.

Ação organizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) contou com a participação do coral, Felicidade Não tem Idade, reforçando o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários destacando o papel dos idosos como agentes de cultura e memória, além de promover a convivência e a troca de experiências entre eles.

O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, enfatizou a importância das ações voltadas para a Semana Municipal da Pessoa Idosa que acontecem simultaneamente nos equipamentos da Prefeitura de Imperatriz. “As ações são importantes para fortalecer o direito dos nossos idosos e conscientizar a sociedade em geral, sobre os preconceitos contra essa faixa etária. Programação se estende com palestra voltada a temática na Escola Tocantins, workshop e roda de conversa com crianças e adolescentes assistidas pelo SCFV de Petrolina com o tema, Direito e Respeito com o Idoso”.

A coordenadora do SCFV, Andessandria Elizeu, falou que a organização do evento foi fundamental para reforçar o protagonismo e a participação ativa dos idosos na sociedade. “Ver os idosos do CRAS Bacuri cantando no coral 'Felicidade não tem Idade' foi emocionante e demonstra o quanto essas atividades fortalecem os vínculos, promovem a autoestima e mostram que a idade não é uma barreira para o envolvimento em ações culturais e comunitárias. O coral, em especial, evidencia a riqueza de experiências e histórias que os idosos trazem, além de contribuir para a valorização e respeito que todos merecem”.

A Casa do Idoso Feliz, em parceria com a OAB, UREI, SEMED e a Rede de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou o workshop “Etarismo: Desconstruindo o Preconceito contra a Pessoa Idosa e Inclusão Digital”, na Casa Esperança. A programação também contou com a participação da Secretaria de Saúde (Semus), por meio do programa Saúde do Idoso, e da OAB, que promoveram uma roda de conversa na Unidade Básica de Saúde da Vila Redenção sobre o cuidado na saúde pública para a pessoa idosa, enfatizando a valorização e dignidade como direitos fundamentais. À tarde, a Casa do Idoso Feliz organiza uma atividade no Tocantins Shopping para dar continuidade ao evento.

Assistência Social