Assistência Social

CONSCIENTIZAÇÃO

Aberta a semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Ação faz parte da campanha Nacional Maio Laranja

Publicado em: 15/05/2023 por Lucas Medeiros

Secretaria de Desenvolvimento Social

Aberta a semana de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A iniciativa é feita por intermediação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) (Foto: Maira Soares)

O Dia Nacional de Enfrentamento Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de maio. Com o tema “Dialogar, é viver”, a Prefeitura de Imperatriz deu início a uma programação especial, que será realizada durante toda a semana, com foco no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa, que é feita por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), teve como tema “Educar para Proteger”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Pereira Xavier, comentou sobre a programação especial planejada para a semana. “Precisamos combater de todas as formas a qualquer tipo de abuso e exploração sexual das nossas crianças e adolescentes. A Sedes através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza um trabalho de orientação durante todo o ano, e durante essa semana vamos debater de forma mais profunda essas questões”, explica Dorielton. 



Aretuza Lopes, coordenadora do Creas, explicou o papel importante do centro na luta pela garantia de direitos às crianças e adolescentes. “O Creas funciona como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. É importante destacar, que no caso em que a violência ocorra contra crianças e adolescentes, não devemos culpabilizá-las. Precisamos estar atentos para identificarmos quaisquer elementos e situações de risco que possam haver”, explica Aretuza.

A Semana de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, conta com parceria do Ministério Público Estadual, MPE; Conselho Tutelar; Defensoria Pública; Secretarias Municipais; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas);  Procuradoria Geral do Estado do Maranhão (PGE) e Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM).

Para Cecilia de Nazaré dos Santos, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a conscientização deve ser feita o ano inteiro. “É um evento de grande importância que deve ser lembrado, não somente em maio, mas durante o ano todo por se tratar da segurança das nossas crianças e adolescentes”, explica Cecilia.

A ação que está sendo realizada faz parte de uma campanha de nível nacional, em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é uma data criada através da Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, que com apenas 08 anos de idade, foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança, ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar por qualquer um dos canais abaixo:

  • Ministério Público: (99) 99173-4855 ou 0800 098 1600
  • Conselho Tutelar I: (99) 98546-1234
  • Conselho Tutelar II: (99) 99162-3160
  • CREAS: (99) 98475-5975
  • DPCA: (99) 98475-5975
  • Disque 100

Assistência Social