Educação
Alunos do município conquistam 27 ouros, 12 pratas e 1 bronze no Meeting Paralímpico
O evento esportivo contou com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e os atletas vencedores disputarão a etapa nacional em São Paulo, em novembro.
Publicado em: 30/07/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO

Rede municipal de ensino soma 54 medalhas no Meeting Paralímpico, realizado em São Luís (MA), e garante vagas para a etapa nacional em São Paulo. (Foto: Professora Bianca Leticia)
Alunos da rede municipal de ensino conquistaram 54 medalhas no Meeting Paralímpico realizado nos dias 26 e 27 de julho, em São Luís (MA). A delegação formada por 24 atletas competiu nas modalidades atletismo, tênis de mesa e bocha paralímpica e garantiu 27 medalhas de ouro, 12 de prata e 1 de bronze.
A competição, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com patrocínio das Loterias Caixa, reuniu estudantes com deficiência física, paralisia cerebral, surdez e outras condições. Imperatriz foi representada por 34 integrantes, entre atletas, acompanhantes, intérpretes e técnicos, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Entre os destaques está a estudante surda Sofia Santos Sousa, da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, que conquistou três medalhas de ouro no atletismo, nas provas de 100 metros, 200 metros e salto em distância. “Foi muito significativo para mim. Fiz amizades, aprendi muito com as competições e cada vitória mostrou que sou capaz de ir além. Estou esperançosa para a próxima etapa em nível nacional”, disse.
As conquistas se distribuíram entre alunos das escolas municipais Antônio Leite, Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, Santa Maria, Princesa Isabel, Madalena de Canossa, Maria das Neves, Pedro Abreu, Maria Evangelista, Afonso Pena, Frei Manoel Procópio e Maria Francisca.
Maria dos Santos Lamarques Pinheiro, avó do atleta Ângelo Samuel Lamarques Sousa Brito, destacou a emoção de acompanhar o neto em sua estreia no Meeting Paralímpico. Ângelo competiu no atletismo, nas provas de pelota e corrida de 60 metros, e conquistou uma medalha de ouro e outra de prata. “Foi uma experiência incrível para ele. Era a primeira vez que participava e estava muito animado. Ganhou ouro na prova de pelota e prata na corrida de 60 metros. Para uma criança com deficiência, que nem sempre tem a oportunidade de participar de esportes, isso é muito importante. Ele vai levar essa lembrança para a vida toda”, contou.
O coordenador da delegação, Giorvane de Pinho, destacou o crescimento no número de medalhas em relação ao ano anterior. “Houve um aumento significativo de vitórias. Agora, com o apoio da gestão municipal, vamos intensificar os treinos para a etapa nacional, que ocorrerá em novembro, em São Paulo”, afirmou.