Agricultura Familiar

ABASTECIMENTO

Em menos de um ano, PAA já adquiriu mais de 110 toneladas de alimentos

Programa é mantido do Governo Federal e administrado pela Prefeitura de Imperatriz

Publicado em: 27/03/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Agricultura

Em menos de um ano, PAA já adquiriu mais de 110 toneladas de alimentos

PAA beneficia não somente produtores, mas entidades filantrópicas e pessoas de baixa renda. (Foto: Edmara Silva)

Em funcionamento desde maio do ano passado, o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, já adquiriu mais de 110 toneladas de alimentos de produtores locais. O Município faz a compra, sem necessidade de licitação, emite e envia a nota fiscal para o Ministério da Agricultura, que por sua vez paga diretamente na conta dos cadastrados. Ação visa colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no país, além de fortalecer a agricultura familiar.

De acordo com o coordenador do PAA, Dablhit Novais, o valor do recurso é de R$ 1 milhão e 310 mil reais. "A gente já utilizou uma boa parte dele, mas ainda tem um restante para ser aplicado, até o final deste ano. O programa atende diretamente 262 famílias e indiretamente quase 2 mil. O que gera renda, aquece a economia, aumenta a logística com o fluxo de transporte, aumenta o consumo dentro da cidade”, enfatizou.

A Prefeitura cadastra os produtores, acompanha a produção, compra os produtos, que são entregues ao Banco de Alimentos, que faz a redistribuição para ONG’S, hospitais, creches e instituição sociais da cidade. Na sede do PAA, a entrega dos alimentos como folhagens, legumes e verduras, pode ser feita todos os dias, das 8h às 14h.

Dablhit explica que todo produtor com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, DAP, emitido pela Agerp, pode participar e fornecer para o programa. A seleção é feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social, MDS, que realiza uma triagem por meio de informações gerais pertinentes.

O PAA está em curso e somente no final do ano, no término do programa, é que será realizado um recadastramento de produtores atuais e novos, e a partir daí começa um novo ciclo do programa. O cadastro é realizado na própria secretaria, e é preciso apresentar documentos pessoais, documento da terra ou contrato e a DAP.

Agricultura Familiar