MAIO LARANJA
Abertura da Campanha Maio Laranja é realizada em Imperatriz
O mês é dedicado ao combate e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes
Publicado em: 13/05/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Solenidade do Maio Laranja contou com a participação da rede de proteção das crianças e adolescentes, bem como da sociedade civil. (Foto: Assessoria)
Com o tema “Faça bonito. Proteja as nossas crianças.”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveu nesta terça-feira (13), a solenidade de abertura da Campanha Nacional Maio Laranja, mês em que se intensifica o combate e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.
O evento realizado no auditório da OAB - Subseção de Imperatriz, contou com a presença de representantes da Prefeitura de Imperatriz, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vara da Infância e Juventude, Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares de Imperatriz e estudantes.
“Durante toda a campanha nós desenvolveremos atividades nas escolas, Cras, Creas, em parceria com os Conselhos Tutelares e todas as organizações de proteção à criança e adolescente. É muito importante que estejamos atentos ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes e essas palestras nos ajudam a identificar esses sinais, a fim de protegê-las”, destaca Déggila Barros, secretária-adjunta da Sedes.
Para a presidente da Subseção da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB de Imperatriz, Andressa Costenaro, a conscientização e o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes é um papel de toda a sociedade enquanto cidadãos. “Nós estamos aqui hoje nos unindo como órgãos e comunidade para que a gente venha combater e ajudar essas crianças, trazendo a conscientização necessária para termos um futuro melhor”.
Dados violência
De acordo com os dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Imperatriz, em 2025 a instituição atendeu 180 crianças vítimas de violências, destas crianças 46 são vítimas de violência sexual. A coordenadora do Creas de Imperatriz, Aretuza Lopes, relembra que em casos de denúncia “o Conselho Tutelar deve ser comunicado e este faz os devidos encaminhamentos para a rede de proteção dessa vítima”.
Vale ressaltar, que em casos de crimes contra crianças e adolescentes, a polícia deve ser acionada imediatamente, e o Conselho Tutelar deve ser comunicado, para tomada de providências. A população também pode ligar no Disk 100 ou entrar em contato com um dos Conselhos Tutelares de Imperatriz.
O Conselho Tutelar Área 1, fica localizado na Rua Benjamin Constant, Nº 180 - Centro, com o telefone: (99) 98546-1231 e e-mail: conselhoarea1@gmail.com. Enquanto que o Conselho Tutelar Área 2, fica localizado na Rua Dom Vital, Nº 115 - Entroncamento, com o telefone: (99) 99131-8336 e e-mail: conselhotutelaritzma@gmail.com.
18 de maio
Instituído pela Lei Federal Nº 9.970/00, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. A data tem por objetivo chamar a atenção para a violência sexual contra crianças e adolescentes, além de promover a prevenção e o combate a esse tipo de crime.
O dia também remete ao caso de Araceli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo. O crime chocou o país e se tornou um marco na luta pelos direitos da infância e adolescência.