EDUCAÇÃO
9º Congresso Municipal de Educação de Imperatriz discute práticas plurais e educação emancipatória
Evento reúne mais de 6 mil participantes de Imperatriz e 14 municípios da região
Publicado em: 06/08/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO
Um encontro marcado pela pluralidade e valorização da rede municipal de ensino. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promove na quinta-feira (07) e sexta-feira (08) de agosto, no New Palace Eventos, o 9º Congresso Municipal de Educação. O evento oferece cerca de 6 mil inscrições destinadas a servidores da rede municipal de ensino, profissionais de instituições de ensino superior, escolas particulares de Imperatriz e representantes de 14 municípios vizinhos que integram a Secretaria Regional de Educação.
Para este ano, o 9º Congresso de Educação faz uma reflexão sobre “Saberes e práticas plurais para uma educação emancipatória”. A programação está dividida em quatros blocos de ações, com abertura oficial na quinta-feira (07) pela manhã; na parte da tarde as atividades serão direcionadas para os profissionais da Educação Infantil; na manhã da sexta-feira (08), com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA); e a tarde com o segmento dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Na oportunidade, o público participará de palestras, apresentações de experiências pedagógicas bem-sucedidas, atividades culturais, momentos de interação com coffee break, música ao vivo e sorteio de brindes. A programação acontece pela manhã, das 7h30 às 11h30/12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30/18h.
A secretária adjunta de Educação, Vanessa Pereira, destaca a retomada do Congresso Municipal de Educação como um momento importante para a valorização da formação docente. “Neste ano de 2025, a Secretaria Municipal de Educação retoma, como ponto de partida, a realização de um grande evento voltado aos educadores: o Congresso Municipal de Educação. A proposta é refletir sobre uma educação emancipatória e plural, por isso, traremos grandes nomes, como a filósofa Viviane Mosé, para provocar reflexões e ampliar o debate. Será um evento grandioso, com importantes parcerias de universidades, estudantes universitários e instituições que vêm somar forças e enriquecer ainda mais essa iniciativa”, ressaltou.
Uma das coordenadoras do evento pedagógico e da Educação Infantil da SEMED, Edilma Nogueira, ressalta o compromisso da rede de ensino do munícipio com a qualificação profissional dos servidores do município e os diálogos com outras instituições de ensino de Imperatriz. “Temos 4.500 servidores do município inscritos com um total de 6 mil participações, contando com outras instituições escolares e de ensino superior de Imperatriz, isso mostra o tamanho do Congresso que estamos realizando neste ano de 2025, com bastante integração, além disso, o evento é um espaço de troca de saberes e construção coletiva, voltado para práticas educativas plurais, inclusivas e transformadoras, todos os participantes receberão certificação, com carga horária somada conforme a presença nas atividades, incluindo a abertura e outros momentos do congresso”, destaca.