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4º Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem conclui formação para educadores em Imperatriz

A formação busca aprimorar as práticas pedagógicas e garantir a recomposição das aprendizagens para melhorar o desempenho educacional nas escolas municipais de Imperatriz

Publicado em: 01/03/2025 por Matheus Cardoso Lima

4º Ciclo Formativo Municipal do Pacto pela Aprendizagem conclui formação para educadores em Imperatriz

Profissionais da educação ouvem a Secretária de Educação do Município, Genilza Sipião, durante o evento. (Foto: Assessoria)

Após quatro dias de formação, o 4º Ciclo Formativo Municipal Pacto pela Aprendizagem chega ao fim, com a participação de mais de 800 profissionais da educação, entre professores, coordenadores e gestores de escolas da rede pública de Imperatriz. A formação foi direcionada para a Educação Infantil e Anos Iniciais, abrangendo o 1º ao 5º ano, entre os dias 25 e 28 de fevereiro. Este ciclo de formação em Imperatriz reflete o comprometimento da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com a melhoria da qualidade educacional.

O Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, lançado pelo Governo do Estado do Maranhão em 2019, faz parte da Política Educacional Escola Digna e visa melhorar a qualidade da educação em todo o estado. Essa iniciativa busca reforçar a colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação e as Secretarias Municipais de Educação. A Lei Nº 10.995, de março de 2019, estabeleceu oficialmente a Política Escola Digna, enquanto o Decreto nº 34.649, de janeiro de 2019, regulamentou o Pacto pela Aprendizagem e especificou suas ações e metas para o fortalecimento da educação maranhense.

A coordenadora de Anos Iniciais da SEMED e do evento, Érika Andréia Holanda da Silva, explicou que o pacto traz novas ideias, métodos de avaliação e planejamento, que afetam diretamente o desempenho educacional. A coordenadora ressaltou ainda a importância da colaboração entre articuladores municipais e regionais para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. “Nós, como articuladores municipais, recebemos a formação e repassamos para as escolas, garantindo que os professores e gestores coloquem em prática as metodologias ensinadas”, concluiu. 

Formação contínua e melhoria na qualidade do ensino em Imperatriz

Durante os quatro dias de formação em Imperatriz, os participantes refletiram sobre a importância do planejamento estratégico na rotina pedagógica. A formação focou especialmente no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita para os alunos do 1º e 2º ano. Além disso, foram discutidos temas como o pensamento algébrico e o letramento matemático para os alunos do 3º ao 5º ano. A formação também enfatizou a importância de integrar diferentes gêneros textuais na alfabetização e de utilizar a avaliação como um instrumento que guia todo o processo de ensino e aprendizagem.

No caso dos gestores escolares, a formação teve como foco a metodologia de Planejar, Executar, Verificar e Agir (PDCA). Essa metodologia busca aprimorar a cultura de planejamento nas escolas, tornando os gestores mais capacitados para identificar as necessidades educacionais e tomar decisões eficazes.

A formadora de professores para o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da SEMED, Elane da Silva Sousa, detalhou a estrutura da formação e ressaltou que o material foi preparado pela equipe estadual e repassado aos articuladores municipais. “Antes de mim, a equipe estadual organiza e sistematiza o conteúdo, que depois é repassado para nós, articuladores municipais, que formamos os professores”, explicou. Ela ainda enfatizou que o foco do pacto é garantir que os alunos sejam alfabetizados na idade certa, evitando que cheguem aos anos seguintes com déficit de habilidades. “O pacto bate muito na tecla da alfabetização na idade certa, para que as habilidades de leitura e escrita estejam consolidadas ao final do 2º ano”, afirmou Elane. A formadora complementa ao explicar que para os anos subsequentes, a formação inclui a recomposição de aprendizagens: “Esse trabalho de recomposição visa recuperar as habilidades que não foram consolidadas nos primeiros anos, preparando os alunos para os desafios do 3º ao 5º ano”.

A formação direcionada para a Educação Infantil

A formação também incluiu a educação infantil, com o intuito de garantir que as crianças da primeira infância adquiram aprendizagens significativas. A coordenadora da Educação Infantil da SEMED, Edilma Nogueira, destaca que o foco principal é minimizar os déficits educacionais históricos, mudar o processo de ensino-aprendizagem que, por muito tempo, foi marcado por métodos antiquados e uma educação “bancária”, onde o aluno apenas recebia informação sem a devida interação ou reflexão crítica. “Queremos eliminar esses déficits e promover uma educação mais inclusiva e eficaz desde os primeiros anos”, afirmou.

Além disso, Edilma explicou que essa formação, que é apenas o primeiro passo, será replicada pelos gestores, coordenadores e professores que participaram do evento. Ela ressaltou que a qualidade do ensino nas escolas municipais de Imperatriz depende da implementação dessas ações por aqueles que estão diretamente envolvidos no processo educativo. “Quem participa da formação são os professores, os coordenadores e os gestores, pois entendemos que essa equipe, realmente diretiva, e o professor em sala de aula são os responsáveis por fazer essa mudança acontecer, com as ações certas, no tempo certo, na velocidade certa e com atendimento de qualidade às crianças. Essa multiplicação é realizada por esses atores", afirmou. A coordenadora também destacou que esses profissionais são protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, considerando não apenas os aspectos cognitivos, mas também os sociais e emocionais das crianças.

 

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