SAÚDE
1ª Conferência Regional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras é realizada em Imperatriz
Esse é um passo importante para a elaboração de políticas públicas que atendam ainda mais os profissionais e, consequentemente, o atendimento à população
Publicado em: 04/04/2025 por Matheus Cardoso Lima

A conferência teve a participação de representantes de mais 15 municípios da regional de saúde, além da participação popular e acadêmica. (Foto: Assessoria)
Na última quinta-feira (03) foi realizada a 1ª Conferência Regional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Sul do Maranhão, promovida pela Regional de Saúde de Imperatriz, por meio da da Prefeitura de Imperatriz, com ações da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), com o tema "Saúde do Trabalhador e Trabalhadora como Direito Humano". A cerimônia se deu no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Centro de Imperatriz, e contou com a participação de autoridades como o prefeito municipal, Rildo Amaral, o secretário de Saúde do município, Flamarion Amaral, e representantes de mais 15 municípios da regional de saúde, além da participação popular e acadêmica.
A conferência tem o objetivo de buscar elaborar propostas com base nas discussões norteadoras, através de três eixos, a política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora, as novas relações de trabalho e a participação popular na saúde dos profissionais para a efetivação do controle social. Entre os municípios participantes, estão Amarante, Buritirana, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São João do Paraiso, Senador La Roque, Sítio Novo, Carolina e de modo especial e sendo o anfitrião, Imperatriz.
Para a secretária-adjunta municipal de Saúde, Antonia Iracilda, esse “é um momento único, sendo um espaço coletivo de discussão de políticas de proteção a saúde do trabalhador, incluindo o trabalhador em todas as suas condições e áreas económicas, para que ele possa ter a devida atenção e o devido cuidado em relação a saúde”, e acrescenta que “Imperatriz recebe os 15 municípios da região, sendo todos imbuídos de desenvolver políticas de atenção à saúde do trabalhador”.
Esse é um momento importante, onde são realizadas avaliações da situação da saúde no país por meio dos municípios, discutindo a formulação de diretrizes para as políticas públicas na esfera federal, estadual, municipal e distrital, com a participação de representantes sociais, sindicais, gestores, profissionais de saúde, prestadores de serviços e pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).
O assessor de planejamento da Secretaria de Saúde de Imperatriz e um dos organizadores do evento, Alberto Clésio, ressalta que a “Prefeitura de Imperatriz, através da SEMUS, tem o privilégio de sediar a conferência, ao qual buscamos garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, sendo que a nossa secretaria, de forma especial, vem contemplando e acolhendo os municípios para realizar esse evento de grande importância sobre políticas públicas da saúde do trabalhador da nossa regional”.
O evento demonstra o trabalho que a cidade de Imperatriz vem construindo para abraçar ainda mais as pautas da saúde, ouvindo quem entende e quer cuidar ainda mais das nossas populações. Esse é um passo importante para a elaboração de políticas públicas que atendam ainda mais os profissionais e, consequentemente, o atendimento à população.