Cidadão

BPC

Idosos têm até dezembro para atualizar cadastro e garantir recebimento do BPC

Beneficiários devem procurar uma unidade do CRAS.

Publicado em: 09/10/2017 por Kayla Pachêco

Secretaria de Desenvolvimento Social

Idosos têm até dezembro para atualizar cadastro e garantir recebimento do BPC

O cadastro vai até o dia 31 de dezembro de 2017 (Foto: Assessoria)

Os Idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem atualizar dados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal até 31 de dezembro de 2017. Com a publicação do decreto 8.805 de 2016, a inscrição no CadÚnico passou a ser requisito obrigatório para a concessão e manutenção do beneficio.

Em Imperatriz, segundo a coordenação do CadÚnico e Programa Bolsa Família, 2.225 idosos precisam comparecer a um dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para confirmar dados sob pena de perderem o beneficio em 2018. “Uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário prevê a suspensão do benefício no próximo ano para quem não estiver com os dados atualizados”, disse Junison de Sousa – coordenador do CadÚnico e Bolsa Família.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso a partir de 65 anos de idade, que não possuam meios de prover a própria manutenção e nem de serem providos pela família.

Cadastro - A atualização dos dados é feita mediante apresentação dos documentos pessoais de todos os membros da família como RG, CPF, Título de eleitor, Certidão de Nascimento dos menores de idade sem RG, comprovantes de renda (Carteira de Trabalho, contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de Previdência) e comprovante de residência.

O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. A cada pessoa da família cadastrada é atribuído um Número de Identificação Social (NIS). Por meio do CadÚnico as famílias podem ser selecionadas para programas e/ou benefícios sociais.

 

Endereço dos CRAS

CRAS/Bacuri: Rua Dom Pedro I, nº 1398 – Bacuri.

CRAS/Santa Lúcia: Rua 10 S/N, Recanto Universitário.

CRAS/Cafeteira: Av. Liberdade, nº 46, Vila Ipiranga.

CRAS/Santa Rita: Rua 16, nº 42 - Parque São José.

CRAS/ Coquelândia: Av. João XXIII – Coquelândia.

Cidadão