Notícias

PREVENÇÃO

Unidade Móvel Oncológica intensifica ações voltadas ao câncer de pele

Doença tem cerca de 180 mil novos casos ao ano no Brasil

Publicado em: 03/12/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica intensifica ações voltadas ao câncer de pele

Nesta quarta-feira, 04, a Unidade Móvel Oncológica atenderá na Vila Conceição I (Foto: Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Unidade Móvel de Oncologia convida a população do Centro Novo, a atualizarem   exames preventivos de câncer de colo do útero (PCCU), mamografia (agendamento), pele (consulta dermatológica) e próstata (PSA). As ações de dezembro reforçam a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, conhecida como Dezembro Laranja.

Além dos serviços voltadas à saúde do homem e da mulher, a coordenadora da unidade móvel explica que as ações acontecem de forma itinerante e sem burocracia nos bairros das zonas rural e urbana durante o ano inteiro, mas neste mês ganha um destaque especial. “O mês de dezembro é conhecido nacionalmente como Dezembro Laranja, aonde as ações estão voltadas à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Aproveitamos a oportunidade para informar para a população as principais formas de prevenção da doença e examinar manchas na pele com características da doença”, informa.

De acordo com  Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de pele é o mais incidente entre a população brasileira, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Sobre os exames com alterações, o resultado do exame é feito por um médico especialista com o respectivo encaminhamento para uma consulta no Centro de Especialidade de Saúde Três Poderes. No caso de diagnóstico positivo do câncer, o paciente será instruído para o tratamento na Rede de Oncologia Pública.

Prevenção

É importante o uso do filtro solar mesmo em dias nublados e sua reaplicação, quando expostos por um período ao sol. O uso de chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo é o recomendável para proteger a pele do sol e  evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

 

 

 

Notícias