Trânsito e Transportes

COMEMORAÇÃO

Videomonitoramento completa dois anos de implantação

Só em 2021 já foram registrados 150 atendimentos com solicitação de imagens/vídeo para população ou forças da segurança pública

Publicado em: 10/11/2021 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Videomonitoramento completa dois anos de implantação

Medida contribui com a segurança viária e do cidadão. (Foto: Maira Soares)

Desde novembro de 2019, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), implementava o moderno e eficiente equipamento de videomonitoramento nos principais pontos da cidade.

Com câmeras de grande alcance, que capturam imagens 24 horas por dia, em 360 graus, o videomonitoramento ajuda os agentes de trânsito no mais variados segmentos, que vão desde acidentes de trânsitos, roubos, furtos, além de contribuir com a segurança pública na resolução de crimes e com relação aos sujões , que depositam seus lixos em locais inapropriados.

De acordo com o secretário Leandro Braga, só em 2021 já foram registrados cerca de 150 atendimentos com solicitação de imagens e vídeos, através da população e do setor de segurança, sendo referência em todo o estado.

“Por determinação do prefeito Assis Ramos, estamos sempre atentos a qualquer novidade que ofereça mais dinamismo e segurança à população, visando sempre a melhoria a qualquer ocorrência que os imperatrizenses venham a precisar, além de possibilitar ações a longo prazo que preservem principalmente a vida”, relata o secretário.

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, destaca que atualmente Imperatriz conta com 70 câmeras de videomonitoramento, que durante esses dois anos ajudaram a elucidar diversos crimes e inibir a criminalidade, tanto no trânsito como em outras situações.

“Na questão de segurança pública, tivemos o caso do bombeiro que foi espancado na rua Simplício Moreira, esse episódio foi pontapé para o setor de videomonitoramento começar a flagrar grandes ocorrências. Outro caso de grande repercussão na cidade, foi o caso da jovem morta a facadas no Camaçari, onde o suspeito do homicídio alegava que não estava na cidade, porém com as investigações da Polícia Civil, e imagens do setor de videomonitoramento na época, conseguiram pegar o exato momento que o veículo passa na câmera com destino ao local do crime”, esclarece Hodislan.

O supervisor do setor de monitoramento, Flaviano Carvalho dos Santos, ressalta ainda que o atendimento em caso de busca por alguma imagem, ocorre na sede da Setran, de segunda a sexta-feira, das 08h às 14 horas, com preenchimento de uma ficha.

“Sobre o funcionamento do setor, o videomonitoramento não para, com revezamento de agentes, incluindo plantões para madrugada, sábado, domingo e feriados, sempre temos alguém que fica monitorando as 70 câmeras espalhadas pela cidade”, afirma Flaviano.

Vale destacar que além das ações corriqueiras de segurança, as câmeras ajudam também a monitorar grandes eventos como carnaval, passeios ciclísticos, praia do Cacau, caminhadas, passeatas, por onde as pessoas circulam em ruas no centro e nos bairros, atenta a todas essas movimentações de pessoas ou veículos.

Com colaboração de Gil Carvalho

Trânsito e Transportes