Trânsito e Transportes

especial 2023

Sistema de Videomonitoramento completa 4 anos de bons serviços prestados à população

O sistema fiscaliza o trânsito viário e ajuda na segurança pública

Publicado em: 29/12/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Sistema de Videomonitoramento completa 4 anos de bons serviços prestados à população

O prefeito Assis Ramos em visita a central do videomonitoramento, que fica na sede da Setran. (Foto: Maira Soares)

O Sistema de Videomonitoramento da Prefeitura de Imperatriz, coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), completou 4 anos de funcionamento com mais 450 atendimentos realizados até novembro. Atualizando até hoje, já são 520 atendimentos diversos prestados à população.

Compromisso de campanha do prefeito Assis Ramos, a fiscalização eletrônica vem garantindo maior segurança ao trânsito viário, e em parceria com outras forças de segurança, ajuda no combate a criminalidade com esclarecimento de acidentes de trânsito, furtos de motos, automóveis, desaparecimento de pessoas e até mesmo ocorrências de assassinato.

A comemoração do quarto aniversário foi com a inauguração de uma nova fase que contou com o melhor aparelhamento do sistema que ganhou câmeras modernas de vigilância, que além da alta resolução podem alcançar 360 graus ao seu redor. Esses recursos são somados a reciclagem dos agentes de trânsito que integram a central, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O secretário de trânsito e transportes, Leandro Braga, destacou que o videomonitoramento ganhou reforço com as novas câmeras e pessoal treinado, o que vai garantir, ainda mais, bons serviços a população a partir de agora. 

O sistema de videomonitoramento fez quatro anos com muitos resultados positivos e a tendência é que continuemos com mais avanços. Isso prova que a gestão fez um bom investimento que atende as expectativas e garantem a segurança do trânsito viário, mas não só isso, auxilia também na segurança pública”, avaliou o coordenador de trânsito, Hodislan Maciel. 

O coordenador do videomonitoramento, Fláviano Carvalho, disse que inicialmente foram 15 câmeras funcionando em alta resolução e em breve, de forma gradativa, esse número chegará a 30.

Os dados sobre o número de atendimentos são de um relatório divulgado à reportagem sobre os atendimentos durante os primeiros quatro anos do sistema, onde informa que as 30 câmaras instaladas em pontos estratégicos de Imperatriz funcionam 24h por dia sob o acompanhamento de uma equipe altamente treinada, o que garante ainda mais resultados ao sistema em prol da cidade.

Consta no documento que o sistema de radar, que faz parte do videomonitoramento, também ajudou a diminuir o índice de acidentes de trânsito nas vias públicas na cidade, e acabar com os “rachas” que eram comuns nas avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa. Esse tipo de ocorrência zerou com ou sem registro de morte.

Durante a pandemia, o sistema de videomonitoramento foi importante para “dedurar” os trabalhadores que saíssem de casa desobedecendo às medidas de restritivas mais severas impostas pelas autoridades, além de ajudar a garantir a segurança público no centro e nos bairros.

No Centro, por exemplo, foi importante para evitar furtos em lojas que estavam fechadas devido ao vírus. Outra utilidade nessa mesma linha foi o monitoramento de aglomerações que logo ao descobrir esses “movimentos” a central já acionava as demais forças de segurança.

Dentre os casos que repercutiram muito na cidade está o de um bombeiro militar que foi espancado covardemente no centro da cidade e o agressor acabou sendo preso graças ao videomonitoramento.

Outro caso esclarecido com a ajuda do videomonitoramento foi o do feminicídio contra Carla Tayara Souza de Oliveira, 19 anos. O namorado dela foi preso pela Polícia Civil que contou com a ajuda de imagens das câmeras do videomonitoramento que traçou todo o trajeto do criminoso rumo ao local do crime. Da mesma forma, outros crimes como tráfico de drogas foram desvendados pelas polícias Militar e Civil a partir das imagens das câmeras do videomonitoramento.

Fiscalização aos sujões

A Prefeitura apertou o cerco as pessoas que descartavam lixo em terrenos baldios em áreas centrais de Imperatriz. Com a ajuda do “olhar eletrônico” foi possível flagrar os sujões que foram responsabilizados e logo isso desencorajou outros de repetirem o gesto nada saudável a cidade. O ponto alto dessa ação foi no ano de 2021.

Auxilio na segurança de autoridades

Nas visitas constantes do presidente da República e do governador do Estado para grandes eventos e sempre uma equipe do videomonitoramento estava preparada para lidar com tais situações.

O sistema de vigilância eletrônico, também foi e continua sendo usado para monitorar grandes eventos na cidade como festas na Avenida Beira-Rio, Carnaval popular na Praça da Cultura e Avenida Beira Rio, eventos religiosos como a Festa de Corpus Christi, procissões da Igreja Católica, réveillon, aniversário da cidade, corridas de rua, Parada cívica de 7 de Setembro, cavalgada, eventos esportivos próximo ao estádio municipal e a movimentação da vida noturna nas avenidas Babaçulândia, Pedro Neiva de Santana, Centro e setor da beira rio e XV de novembro.

Redução de acidentes

As câmaras flagraram várias ocorrências de trânsito com vítima, algumas delas com morte, e nesses casos auxiliaram a perícia do Instituto de Criminalística (ICRIM) com imagens esclarecedoras e também serviram ao Grupo Tático de Trânsito da Setran (GTT), para ajudar na confecção do boletim de ocorrência de trânsito.

De forma específica sobre o controle do fluxo do trânsito, o videomonitoramento ajudou e ajuda no controle do trânsito no viaduto, ajuda a diminuir congestionamentos, notifica veículos quebrados na via e caminhões que sobem no viaduto, dentre outras.

Como funciona a parceria

As imagens de sinistros de trânsito, e o trabalho dos agentes nas ruas e avenidas, são encaminhadas ao núcleo de Educação Para o Trânsito, que as usa em palestras nas escolas e empresas. A educação para o trânsito é fundamental para disseminar informações a respeito do trabalho diário do videomonitoramento e assim melhorar o trânsito na cidade.

As imagens também servem para estudos por parte da engenharia de trânsito, que pode mudar sentido de ruas ou colocar, ou reforçar a sinalização, conforme a necessidade.

Além das forças de segurança, cidadão e imprensa, podem ter acesso às imagens de acidentes desde que sigam o protocolo. Em tempo hábil, as imagens serão repassadas via e-mail ou WhatsApp, sem qualquer custo para o solicitante.

Trânsito e Transportes