Trânsito e Transportes

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Setran retoma atividades de Educação para o Trânsito com foco nos pedestres

Ao longo do ano o tema “A paz no trânsito começa por você” será trabalhado com a população

Publicado em: 17/01/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran retoma atividades de Educação para o Trânsito com foco nos pedestres

A primeira ação do ano foi na faixa de pedestres da Avenida Getúlio Vargas com rua Alagoas, Centro (Foto: Maira Soares)

Com novas temáticas e mensagens, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e a Resolução Conselho Nacional de Trânsito (Contran), n.º 1.000, de 14 de setembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), iniciou, neste ano, as campanhas educativas. Janeiro será dedicado a conscientização de pedestres, que estão dentre os mais vulneráveis no trânsito.

A primeira ação de rua do ano ocorreu na Avenida Getúlio Vargas com rua Alagoas, no Centro. Durante uma hora, servidores da Setran lotados no Departamento Municipal de Educação para o Trânsito (DET), orientaram sobre a importância da obediência da faixa para pedestres e condutores de veículos. A ação foi encerrada com atividades internas no DET.

“Nós recomeçamos hoje (16), a nova temática "A paz no trânsito começa por você", em obediência à Resolução n.º 1.000, do Contran. Essa temática aí será o ano todo. Neste mês de janeiro vamos trabalhar só pedestres”, explicou a coordenadora do DET, Terezinha Miranda.

Terezinha ainda ressaltou que, embora seja voltada para os pedestres, a campanha vai abordar os condutores de todos os tipos de veículos, incluindo os ciclistas, que também são pedestres em algum momento do dia. 

“Por esse motivo, quando estivermos em veículos, dar o exemplo em proteger o pedestre, dando preferência de passagem. Respeitar a sinalização de trânsito é o mínimo que motoristas, ciclistas e pedestres devem fazer para garantir a sua segurança e a dos outros. Esta também vale para todas as pessoas que fazem parte do trânsito”, disse a coordenadora.

Trânsito e Transportes