Trânsito e Transportes

ESPECIAL 2023

Setran realizou mais de 300 ações voltadas para educação no trânsito ao longo do ano

Além de estudantes do ensino fundamental, ações alcançaram outros públicos

Publicado em: 29/12/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realizou mais de 300 ações voltadas para educação no trânsito ao longo do ano

Escolas e empresas receberam palestras sobre educação para o trânsito (Foto: Maira Soares)

O ano de 2023 chegou ao fim com uma série de ações importantes, executadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), que contribuíram decisivamente para a segurança do trânsito viário e a preservação do maior bem que o ser humano pode ter, a vida.

Além das ações de repressão às infrações, teve destaque o trabalho do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), com 332 ações que alcançaram 180 mil pessoas.

Sob a coordenação de Terezinha Miranda e aval direto do secretário Leandro Braga, foram realizadas durante o ano apresentações em conformidade com as datas. Elas reforçaram a importância do uso do cinto de segurança, dispositivo de retenção infantil, de acordo a idade e a proibição do manuseio de celular ao volante, alcoolemia, drogas, e aos motociclistas alerta sobre uso correto capacete.

As principais datas e ações que mereceram blitz e ações educativas nesse período foram: Movimento “Maio Amarelo”; Dia do Motociclista; Dia do Pedestre; Semana Nacional de Trânsito; Travessia Segura; Movimento Seja Gentil no Trânsito; O projeto “Cidadania na Faixa”; Projeto Idoso no Trânsito, no qual a Setran fez a entrega de forma gratuita do cartão de Vaga Preferencial para pessoas assistidas por casas de idosos de Imperatriz; Projeto Vida Sobre Rodas; Fiscalização de vagas preferenciais; Projeto Agente de Trânsito Mirim e o Dia de Memória as vítimas de trânsito, não necessariamente nesta ordem.

Palestra nas escolas e empresas

Como o próprio nome sugere, educação para o trânsito tem como público-alvo os estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas.

Nessas palestras, Terezinha Miranda e equipe usou linguagem simples, acessível e adequada conforme a faixa etária, e ainda desenvolveu outras atividades dirigidas com a finalidade de transmitir noções básicas de segurança no trânsito e reforçar a necessidade de conduta preventiva no trânsito. Também foram citados valores como a ética, respeito, a solidariedade e a colaboração como eixos norteadores da transformação do homem no trânsito.

“Agradecemos os gestores escolares pelo recebimento da nossa equipe para a realização das palestras e atividades no ambiente escolar, bem como as empresas pela confiança no nosso trabalho. E aos demais parceiros que se envolveram direta ou indiretamente nessa proposta desafiadora que apesar das dificuldades nos impulsiona a levar a mensagem que “No trânsito, escolha a vida”!”, reconheceu Terezinha na mensagem de abertura do relatório de trabalho.

A servidora deu uma dica sobre o ano que vem: “E almejando que no ano de 2024 possamos continuar a desenvolver o nosso trabalho com excelência para a efetivação de um trânsito cada vez melhor”.

O movimento nacional “Maio Amarelo” de 2023 foi especial em razão das comemorações de 10 anos. A cada ano um tema diferente é abordado para reflexão da sociedade, visando lembrar que a falta de atenção e responsabilidade no trânsito podem ferir para sempre uma família com perdas de vidas de entes queridos.

No ano, o verbo “escolher” foi o foco das ações e deu formação para a frase-mensagem adotada “No trânsito, escolha a vida” que ofereceu atividades e oportunidades para reflexão das pessoas sobre os perigos que estão a volta delas e como se protegerem dos riscos.

Veja os números e as ações desenvolvidas em 2023

  • Blitz, de janeiro a setembro: 32
  • Palestras em empresas, de fevereiro a outubro: 32
  • Ação Educativa, de janeiro a dezembro: 54
  • Palestras Educativas em escolas, de março a dezembro: 60
  • Pit Stop, de abril a novembro: 08
  • Cidadania na Faixa, de fevereiro a dezembro: 81
  • Travessia Segura, de março a dezembro: 14
  • Reuniões nos meses de fevereiro, maio, junho, agosto e setembro: 08  
  • Evento de janeiro a setembro: 07
  • Encontro Presencial Projeto Agente de Trânsito Mirim de fevereiro a setembro: 11
  • Orientação e Fiscalização em vagas preferenciais em supermercados nos meses de março, abril e junho: 05
  • Projeto Idoso no Trânsito, nos meses de maio e dezembro: 05
  • Participação em seminário, em junho e agosto: 02
  • Inscrições-Cavalgadas, entrega de adesivos e palestras em julho: 07
  • Total final: 332 ações desenvolvidas.

Trânsito e Transportes