Trânsito e Transportes

INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA

Setran intensifica fiscalização para coibir derramamento de sedimentos de carga na Avenida Pedro Neiva de Santana

A fiscalização teve início no período de Carnaval e não tem prazo para acabar

Publicado em: 19/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran intensifica fiscalização para coibir derramamento de sedimentos de carga na Avenida Pedro Neiva de Santana

Caçambas são alvos principais da operação desenvolvida pelos agentes (Foto: Assessoria)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), intensificou a fiscalização para combater o transporte de seixo e barro, entre outros sedimentos do gênero (material de construção), por caçambas basculantes e outros veículos, sem o uso de lonas para cobrir a carga. O ponto alto da operação é a Avenida Pedro Neiva de Santana. 

Conforme o artigo  231, II A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “transitar com veículo derramando a carga que esteja transportando” é infração gravíssima passível de aplicação de uma multa no valor de R$ 293,47 e ainda 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. 

O coordenador de trânsito da Setran, Hodislan Maciel, informou que essa operação iniciou no período de Carnaval e se estende por tempo indeterminado. 

“Esta operação acontece o ano inteiro, porém a gente intensifica quando observa que em determinado ponto está tendo um fluxo maior de caçambas e no período carnavalesco foi ali na Pedro Neiva de Santana, próximo ao Ecopark, e a Setran intensificou a fiscalização lá”, disse o secretário de trânsito, Leandro Braga. Ele revelou que foram feitas várias notificações e apreensões de veículos que estavam transitando sem o uso da lona e derramando sedimentos na pista. 

Sem citar data, Leandro Braga adiantou que a operação vai continuar até que o número de ocorrências desse tipo de infração acabe ou reduza drasticamente.  Além de ser infração gravíssima, o derramamento de carga na pista representa riscos de acidentes de trânsito. 

Trânsito e Transportes