Trânsito e Transportes

MEDIDAS

Regras de circulação e conduta devem ser respeitas por motoristas em Imperatriz

Agentes de trânsito reforçam patrulhamento viário e equipe de educação intensifica ações de conscientização nas vias

Publicado em: 10/11/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Regras de circulação e conduta devem ser respeitas por motoristas em Imperatriz

Trabalho de educação para o trânsito é realizado em vários pontos da cidade de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

“É preciso que os condutores de veículos obedeçam as regras de trânsito em Imperatriz, devendo observar itens de circulação e conduta”, orienta o coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, ao observar que a cidade dispõe de sinalização moderna, inclusive com radares de fiscalização eletrônica e sistema de videomonitoramento de trânsito e segurança.

Ele ressaltou que o órgão trabalha de forma integrada com equipes de engenharia e sinalização; educação para o trânsito; monitoramento e patrulhamento viário das ruas e avenidas de Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão, para dar mais segurança e fluidez no trânsito. “A gestão do prefeito Assis Ramos e do secretário Leandro Braga mantém esforços para, cada vez mais, melhorar o sistema de sinalização das vias de nossa cidade”, pontua.

Para ele, os motoristas que não respeitam regras de trânsito acabam provocando acidentes por imprudência, principalmente quando avançam a via preferencial. “Temos uma equipe de educação para o trânsito atuante, que trabalha diariamente com orientação do cidadão em vários cruzamentos das ruas dos bairros da cidade”, frisa.

Hodislan Maciel entende que “as pessoas precisam colocar em prática o que aprenderam nas autoescolas, pois não adianta somente estar habilitado, e não seguir regras de circulação e conduta”. “É preciso educação e respeito com as pessoas no trânsito”, completou. E avalia que depois que foram instalados novos dispositivos de sinalização eletrônica, inclusive de controle de velocidade, o índice de acidentes reduziu de forma considerável nas ruas de Imperatriz.

Segundo ele, o controle da velocidade permitida atualmente é de 50 km/horas em vias de grande circulação de veículos em Imperatriz. Em outras chega a 40 km/hora. O excesso de velocidade era uma das principais causas de sinistros, fato que se reduziu com a fiscalização eletrônica de radares e velocidade.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) dispõe atualmente de 72 agentes distribuídos no serviço de patrulhamento viário, controle de videomonitoramento e radares eletrônicos, além de equipes especializadas do GTT (Grupo Tático de Trânsito) que trabalham 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para dar assistência às pessoas vítimas de acidentes de trânsito, e que precisam de levantamento pericial.

“Trabalhamos com vidas e, em caso de acidentes, somos acionados para dar apoio e segurança no local para que não ocorram outros acidentes. Esse nosso grupamento especializado foi formado dentro do órgão, a principal função é preservar vida, e dar fluidez ao trânsito de Imperatriz”, concluiu.

Trânsito e Transportes