Trânsito e Transportes

SISTEMAS DE TRANSPORTE

Balanço da Setran aponta que o transporte público vem evoluindo em Imperatriz

Dentre as ações executadas está o aumento na frota de ônibus

Publicado em: 16/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Balanço da Setran aponta que o transporte público vem evoluindo em Imperatriz

O Terminal Integrado passa por revitalização para melhor oferecer conforto aos usuários e funcionários das empresas de ônibus. (Foto: Edmara Silva)

Ações pontuais executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), vêm contribuindo decisivamente para a melhoria do transporte público de Imperatriz.

No pacote de ações desenvolvidas entre o ano passado e este início de ano estão a vistoria de toda a frota urbana para garantir maior segurança e a melhoria da prestação do serviço de transporte público aos usuários; a implantação de Linhas Interbairros, com mudança nas rotas no segundo semestre do ano passado reforçando a importância do Terminal da Integração e o início da Operação Urbana Integral.

Na prática, houve a redução, mas no período pós-férias escolares o transporte coletivo voltou a operar de forma normal com 32 ônibus nos dias úteis. No mesmo período do ano passado, nesta operação apenas vinte ônibus circularam.

Outra medida que facilitou muito a vida do usuário do transporte coletivo foi a implantação do sistema Recarga Pay, em outubro do ano passado. O aplicativo possibilita a compra de créditos eletrônicos pelo celular, evitando filas e perda de tempo, e dependendo da programação da compra, ainda pode conceder descontos de até 5% no valor da compra.

A Setran anunciou também a inclusão de vinte “novos” veículos (ônibus) na operação urbana. Com isso, a frota operante subiu de 32 para 44 ônibus. Atualmente a Setran está executando obras de revitalização do Terminal de Integração, Centro. O secretário da Setran, Leandro Braga, ressaltou que na atual gestão o transporte público evoluiu muito.

“O transporte público evoluiu para táxi, mototáxi, transporte por aplicativo, transporte complementar que é o antigo “táxi lotação”, transporte alternativo e transporte coletivo. Temos hoje seis sistemas de transporte e é desafiante para nós da Setran (Prefeitura), é colocar cada um no seu setor para que um não atrapalhe o outro e estamos conseguindo”, comemorou o titular da pasta. A fiscalização e vistoria dos veículos que integram o sistema de transporte público também está acontecendo a cada três meses.

Leandro Braga lembrou que antes da pandemia 30% dos ônibus do transporte coletivo possuíam ar-condicionado e a Setran trabalhava pelo aumento dessa frota, mas uma crise que assolou o transporte coletivo em todo o país no período atrapalhou este projeto, inclusive algumas empresas de ônibus “quebraram” e outras precisaram de apoio financeiro para sobreviver, como foi o caso da empresa que opera em Imperatriz que conseguiu recursos federais.

“Ainda não está como nós queremos, mas a evolução do transporte público, especificamente, do transporte coletivo vem aumentando”, pontuou. Ele destacou, ainda, melhorias no transporte alternativo, no transporte complementar e capacitação de pessoal. 

“O antigo transporte de lotação hoje tem 180 carros nas ruas no percurso Planalto-Centro; Mototáxi, táxi, e transporte por aplicativo a Prefeitura deu isenção para eles dos tributos, ou seja, eles não pagam para poder melhorar o serviço, agora há uma dificuldade financeira para manter o transporte coletivo que hoje atende acima de 50% de seus passageiros de forma gratuita”, observou Leandro Braga.

Preocupada com essa situação, a Setran vem mantendo conversas com a empresa que explora o transporte coletivo que vem alegando dificuldades financeiras.

“A Prefeitura já está trabalhando sobre isso, por isso algumas medidas estão sendo tomadas e outras vão ser tomadas, até porque existe, também, o reajuste salarial dos funcionários (motoristas e cobradores). Estamos trabalhando para que se melhore as condições e se evite a greve como aconteceu em São Luís”, finalizou o titular da Setran.

Os números do transporte público

Mototáxis..............................................657

Táxi.....................................................634 entre eles, 181 táxis complementares

Motoristas de aplicativos cadastrados......773

Frota de ônibus coletivo.........................44 veículos 

Vans......................................................6 que operam Centro-Zona Rural.

Trânsito e Transportes