Trânsito e Transportes

CARNAVAL

Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa recebe blitz da campanha de prevenção a acidentes de trânsito

A ação desta quinta-feira foi a penúltima antes do Carnaval

Publicado em: 08/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa recebe blitz da campanha de prevenção a acidentes de trânsito

Durante mais de uma hora, servidores do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), distribuíram pessoalmente material informativo e repassaram orientações básicas aos condutores de veículos e motociclistas. (Foto: Assessoria)

A penúltima de uma série de quatro blitz educativas para conscientizar condutores sobre a necessidade de obediência ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no período de Carnaval, foi nesta quinta-feira (08), na Avenida Dorgival Pinheiro, entre as ruas Maranhão e Amazonas, Centro.  Iniciadas no dia (06), as ações se encerram nesta sexta-feira (09), em frente a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Durante mais de uma hora, servidores do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), distribuíram pessoalmente material informativo e repassaram orientações básicas aos condutores de veículos e motociclistas.

Dentre as orientações estão o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança como cinto de segurança, dispositivo de retenção infantil conforme a faixa etária, uso de capacete dentro do prazo de validade e de forma adequada (afivelado na altura da jugular), e o uso de calçado fechado.

A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, DET, Terezinha Miranda, disse que a ação voltada para este período pré-carnavalesco vem sendo realizada dentro das expectativas e sendo bem recebida pela população, principalmente os condutores. São parceiros da campanha o Departamento Estadual de Trânsito, Detran, na pessoa da chefe da Ciretran de Imperartriz, Jamaica Araújo, Secretaria Municipal de Saúde, Semus, além das empresas VLI, Nissan e Motoca.

O coordenador de trânsito, da Setran, Hodislan Maciel, ressaltou que a Setran trabalha com duas linhas de ação, a educativa e a repressiva, e as duas foram intensificadas com a chegada do período de Carnaval.

“Positivo, a Setran vem trabalhando diuturnamente, intensificando a fiscalização, as correntes de tráfego para garantir a fluidez e a segurança viária e a parte educativa. São dois caminhos que utilizamos”, frisou, acrescentando que as infrações mais comuns que podem causar acidentes são a falta de obediência à sinalização, a direção utilizando celular e dirigir sob efeito de bebida alcoólica.

Fiscalização

Hodislan disse que além da parte educativa, a Setran intensificou a fiscalização em todo o município. Ele adiantou que o planejamento da Setran para os dias de folia carnavalesca, também, está sendo executado há duas semanas e se estenderá até o fim do Carnaval.

Trânsito e Transportes